Plataforma ajuda na criação e publicação de artigos científicos

O desenvolvimento de um artigo cientifico é algo que assombra milhares de estudantes e pesquisadores.

Seja para o mestrado, doutorado ou para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) todo aluno já precisou enfrentar esse temido “bicho de sete cabeças”. Se ainda não precisou, vai precisar um dia.

Mas saiba que agora há uma plataforma que talvez ajude a tirar as forças desse temido “monstro”.

A produção do trabalho já é algo difícil em si. Parar para desenvolver e escrever o artigo científico não é uma tarefa fácil.

Plataforma que ajuda na criação, busca e publicação de artigos científicos

Foto: depositphotos

E para complicar ainda mais a vida dos estudantes e pesquisadores, as plataformas que dão acesso às fontes de pesquisa são muito precárias e nada práticas.

Mas uma plataforma foi desenvolvida para facilitar a busca e desenvolvimento das publicações dos artigos científicos.

A pesquisadora Giovanna Goretti Almeida, junto com o seu filho Bruno Almeida e o marido Jorge Almeida, desenvolveu a “Publique-me: Sistema integrado de gestão e produção científica”, lançado no final de março de 2016.

Conhecendo o Publique-me

Uma das ferramentas presentes na plataforma é o “Busca Rápida”, que já realiza as pesquisas dentro das revistas cientificas.

Ela ainda traz detalhes sobre os trabalhos encontrados, como a periodicidade e classificação dela de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Muitos pesquisadores enviam seus trabalhos para diversas revistas. Ter o controle sobre cada uma delas e lembrar de quais foram todas as revistas enviadas, pode ser algo complicado.

Por isso, a segunda ferramenta do Publica-me é a “Gestão de Artigo”. Ela permite que o pesquisador regule um lembrete automático por e-mail, lembrando quais foram as revistas que receberam o trabalho.

E por último a ferramenta “Produção de Artigos” que serve como um guia para aqueles que têm maiores dificuldades na produção científica.

O segredo é que a pesquisa visualiza tudo em uma única tela, sem precisar descer a barra de rolagem. Isso auxilia na escrita e ordenamento das ideias do escritor.

Ela ainda conta com um botão “exportar” que transporta o trabalho para os programas de computador (como o Word) já dentro das normas exigidas pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

Sobre o autor

Avatar
Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.