,

Quais são os lagos mais bonitos do mundo?

Eles são destinos turísticos importantes e impressionam pelas paisagens dignas de cartão-postal

Você sabe quais são os lagos mais bonitos do mundo? Eles são verdadeiros pontos turísticos. Isso se deve ao fato de que ninguém resiste a um cenário com água calma, limpa, ora doce, ora salgada e cercado de outras belezas naturais.

Os lagos, que geologicamente são depressões na superfície da Terra, contém permanentemente uma quantidade variável de água. Esse acúmulo de água pode ter várias origens, desde as chuvas, nascentes, curso de rios ou glaciares que se derretem e acumulam água.

Neste artigo, você descobrirá os lagos mais bonitos do mundo e vai se surpreender com paisagens de tirar o fôlego espalhadas pelo nosso planeta. Preparado?

Os 10 lagos mais belos do planeta

A maioria deles está situada no continente europeu, mas essa lista contempla também lagos localizados na América do Sul, Central e África. Agora você vai conhecer os lagos mais bonitos do mundo e se encantar por eles.

1- Blue Lagoon, Islândia

O Blue Lagoon, na Islândia, é um dos algos mais bonitos do mundo

Esse lago possui águas quentes devido a proximidade com vulcões (Foto: depositphotos)

A Islândia é um pedacinho do mundo realmente fantástico! É lá que fica o Blue Lagoon, um dos lugares mais perfeitos do planeta! Ele possui águas quentes e ricas em sais minerais, por conta da presença de vulcões da região.

A infraestrutura do Blue Lagoon também impressiona: são mais de 6 milhões de litros de água distribuídas em 5 mil metros quadrados de área.

Veja também: Maravilhas do planeta que você talvez nunca tenha ouvido falar

2- Lago de Plitvice, Croácia

O Lago de Plitvice, na Croácia, é um dos lagos mais bonitos do mundo

Nesse lago existem plataformas que permitem ao visitante chegar perto da margem (Foto: depositphotos)

Esse lago fica na Croácia é pertence ao Parque Nacional dos Lagos Plitvice, que é declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Ele é cercado de pequenas quedas d’água e muita de natureza. Também se destaca a infraestrutura disponibilizada para os visitantes, com plataformas que chegam até as margens do lago de Plitvice.

3- Lago Moraine, Canadá

O Lago Moraine, no Canadá, é um dos lagos mais bonitos do mundo

O Lago Moraine é Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1985 (Foto: depositphotos)

Sabe aquela paisagem típica do Canadá com um lago azul límpido cercado de montanhas verdejantes? Certamente você está vendo uma fotografia do Lago Moraine na América do Norte. Ele é Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1985. Pequeno, mas belo o suficiente para figurar na lista dos mais bonitos do mundo.

4- Lago de Lava Nyiragong, Congo

O Lago de Lava Nyiragong, no Congo, é um dos lagos mais bonitos do mundo

Esse lago é de lavas e fica na cratera de um vulcão (Foto: depositphotos)

Até o momento só falamos de lago de água, tá certo? Mas se você me permite uma licença, podemos tratar de um lago de lavas? O lugar é tão incrível que não poderia ficar de fora da nossa lista, mesmo sendo atípico. Ele é formado na cratera de um vulcão e fica na cidade de Goma no Congo, no continente africano.

Veja também: Vulcões no Brasil – Fotos e informações

5- Lago Bachalpsee, Suíça

O Lago Bachalpsee, na Suíça, é um dos lagos mais bonitos do mundo

O Lago Bachalpsee fica localizado nos Alpes Suíços (Foto: depositphotos)

É em um país incrível que fica o Lago Bachalpsee: Suíça. Além de toda a economia forte, educação desenvolvida e um lugar extremamente seguro, essa nação européia ainda desfruta de uma natureza incrível. Prova disso é o Lago Bachalpsee. Localizado nos Alpes Suíços, suas águas são claras, limpas e cercadas de montanhas nevadas.

6- Lago Garda, Itália

O Lago Garda, na Itália, é um dos lagos mais bonitos do mundo

Esse lago comporta cinco ilhas que formam pequenas vilas (Foto: depositphotos)

O Lago de Garda é o maior lago da Itália e suas águas banham três regiões: Lombardia (província de Bréscia), Vêneto (província de Verona) e Trentino-Alto Adige (província de Trento). São 370 quilômetros de extensão e ele encanta por suas paisagens pitorescas ao redor das suas cinco ilhas que formam pequenas vilas italianas.

7- Lago Bled, Eslovênia

O Lago Bled, na Eslovênia, é um dos lagos mais bonitos do mundo

Em uma das ilhas desse lago fica o castelo de Bled, muito visitado por turistas (Foto: depositphotos)

O Lago Bled foi gerado pelo derretimento das geleiras da Eslovênia, o pequeno país europeu. Por esse motivo ele é conhecido como lago glaciar. Ao seu redor, a exuberante natureza com suas montanhas e bosques formam um cenário arrebatador. Sem dúvida, a área mais visitada do lago é onde fica o castelo de Bled, construído em uma das suas ilhas. Uma imagem digna de cartão-postal.

8- Lago Sognefjord, Noruega

O Lago Sognefjord, na Noruega, é um dos lagos mais bonitos do mundo

Esse lago é cercado por uma cadeia montanhosa (Foto: depositphotos)

Na cidade de Sognefjellsvegen, no país escandinavo da Noruega, fica o lago Sognefjord. Apesar da nomenclatura praticamente impronunciável, o lugar nem precisa de tradução para você notar o quanto ele é lindo! Cercado de uma paisagem montanhosa e cachoeiras translúcidas, o lago Sognefjord é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

9- Green Lagoon, Bolívia

O Green Lagoon, na Bolívia, é um dos lagos mais bonitos do mundo

O Green Lagoon fica situado no Deserto do Salar Uyuni (Foto: depositphotos)

É na Bolívia que fica um dos lagos mais bonitos do mundo. O Green Lagoon está localizado na parte alta do país, a mais de 4.300 metros de altura, aos pés do vulcão Lucancabur. Ele compõem um dos cenários mais belos da América do Sul, o Deserto do Salar Uyuni.

Veja também: As maiores reservas de sal do mundo

10- Lago Atitlán, Guatemala

O Lago Atitlán, na Guatemala, é um dos lagos mais bonitos do mundo

Esse lago é cercado por três vulcões (Foto: depositphotos)

Guatemala é um país da América Central. O país é um esplendor natural: Belize, Honduras e o Oceano Pacífico fazem fronteira com seu território. Além disso, o Lago Atitlán fica em uma área alta do país, cerca por três vulcões. Ele é considerado o lago mais profundo da América Central.

Lagos mais bonitos do mundo e seu valor turístico

Os lagos mais bonitos do mundo são frequentemente destino de muitos passeios turísticos. Eles ficam encravados em parques, geralmente protegidos pela Unesco ou outras entidades defensoras. Nem sempre eles são tão grandes, mas são suficientemente belos para impressionar os visitantes.

Por falar em tamanho, o maior lago do mundo tem duas características peculiares: ele nem é doce e tem dimensões de oceano: é o Mar Cáspio. Tão extenso que é chamado assim! São mais de 393 mil quilômetros. Em quilômetros cúbicos (a unidade que mede volume) com 78 mil km³.

A profundidade do lago que tem nome de mar é de mais de 1 quilômetro. Ele banha 5 países: Rússia, Cazaquistão, Azerbaijão, Turquemenistão e Irã.

Veja tambémDescubra quais são as cidades no mundo onde mais se chove

Outros lagos também se destacam pelo tamanho, como os de água doce: Lago Superior, com mais de 80 mil quilômetros de extensão que fica entre os Estados Unidos e Canadá; o lago africano Vitória com 68 mil quilômetros que corta a Tanzânia, Quênia e Uganda; e o Lago Huron, com mais de 59 mil quilômetros que também fica na América do Norte, entre os países dos Estados Unidos e Canadá.

Lagos do Brasil

O Brasil não é tão rico em lagos. E somente alguns se destacam naturalmente. São eles: o Lago dos Tigres, com 37 quilômetros de extensão, que fica em Britânia, no estado de Goiás; o lago Pungá que fica na cidade de Juruá no Amazonas; e o o lago Juparanã, com fica em Linhares, no Espírito Santo.

Quando o assunto são lagos artificiais, o Brasil também conta com alguns, como: o lago brasiliense Paranoá com 48 quilômetros de extensão; e o lago de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo com 828 km² de área, que fica nas dividas dos estados de Pernambuco e Bahia e tem origem a uma hidrelétrica.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.