,

Saiba como usar corretamente acerca de, a cerca de, há cerca de

O emprego das expressões "acerca de", "a cerca de" e "há cerca de" pode causar muitas dúvidas. Veja como utilizá-las corretamente

Na língua portuguesa, existem algumas expressões que, apesar de serem pronunciadas da mesma maneira, possuem significados bastante diferentes. Tais expressões causam muitas dúvidas nos falantes do idioma e, por isso, é importante abordar esse tópico para esclarecer qual é a utilização correta de cada uma das expressões.

Um desses casos envolve as expressões “acerca de”, “a cerca de” e “há cerca de”. Afinal de contas, como empregar corretamente cada uma delas? Qual é a diferença entre elas?

Saiba como usar corretamente acerca de, a cerca de, há cerca de

Foto: depositphotos

Acerca de

A expressão “acerca de” significa “a respeito de”, “sobre”. Observe os exemplos a seguir:

a) Estávamos conversando acerca da educação pública.
b) Falávamos acerca de assuntos interessantes.
c) Ninguém comentou nada acerca da mudança daquela família.
d) Discursei acerca da situação política, econômica e social do país.

A cerca de

A expressão “a cerca de”, escrito separado, significa “perto de”, “aproximadamente”, “próximo de”. Confira os exemplos a seguir:

a) São João del-Rei está localizada a cerca de 183 km de Belo Horizonte.
b) Estamos a cerca de dois quarteirões da farmácia.
c) O rapaz foi encontrado a cerca de 15 metros do local.

Há cerca de

A expressão “há cerca de” apresenta o verbo “haver” e tem sentido de tempo decorrido, significando “faz aproximadamente”. Leia atentamente os seguintes exemplos:

a) Há cerca de três anos ela se mudou para São Carlos.
b) Estou aguardando o resultado do exame há cerca de duas horas.
c) Não vejo um amigo querido há cerca de dois anos.

DICA!! Para não confundir o significado de “a cerca de” com “há cerca de”, lembre-se que o primeiro está relacionado com a distância; enquanto o segundo, com o tempo.

É importante ressaltar que a expressão “há cerca de” também pode indicar que existe uma quantidade aproximada de pessoas ou objetos. Veja os exemplos a seguir:

a) Naquela sala, há cerca de sessenta estudantes.
b) Na gaveta do guarda-roupa há cerca de vinte e cinco lençóis.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.