Bandeira da Bélgica: origem, significado e imagem

A bandeira da Bélgica é um dos símbolos oficiais deste país europeu. Assim como os demais países do mundo, a Bélgica tem vários elementos identitários que constituem sua soberania, e talvez o mais conhecido deles seja de fato sua bandeira.

Ela é muitas vezes confundida com a bandeira da Alemanha, isso porque ambas possuem listras com as mesmas cores, no entanto, dispostas em sentido diferente.

Conhecer a bandeira de um país é entrar em contato também com sua história e cultura, pois estão presentes nela elementos historicamente importantes, e que estão representados através de imagens, símbolos, frases ou mesmo cores.

Bandeira da Bélgica

A bandeira da Bélgica é tricolor e foi oficializada em 1831 (Foto: depositphotos)

Nesse texto você vai aprender sobre a origem e significado desta bandeira e conhecer a diferença entre ela e a da Alemanha. Além de tudo isso, você aprenderá um pouco mais sobre a história deste país tão interessante que é a Bélgica, um dos mais desenvolvidos do mundo. Confira a seguir!

História da bandeira da Bélgica

Assim como as demais bandeiras do mundo, a da Bélgica também tem uma história para contar. A bandeira da Bélgica tem em suas cores a representação do seu passado.

Antes de ser o país que é hoje, a Bélgica fez parte de territórios mais amplos como o Império Carolíngio. Em outros momentos, este território foi dividido em vários estados menores, como é o caso do Ducado de Brabante (Ducado de Brabant), o Condado da Flandres e o Principado-Bispado de Liège.

Foi apenas durante a Revolução de 1830 que a Bélgica obteve sua independência. A bandeira da Bélgica é inspirada nos moldes da bandeira da França, mas preserva as cores do Ducado de Brabante (Ducado de Brabant).

Origem e significado

A bandeira da Bélgica foi oficializada em 23 de janeiro de 1831, logo após a conquista da independência do país. A proporção oficial para uso da bandeira é de 13:15. Além disso, a Bélgica possui outros símbolos oficiais, como o Brasão de Armas e seu Hino Nacional.

A bandeira da Bélgica tem em sua origem, portanto, uma representação histórica do tempo em que seu território era parte de um ducado, ou seja, estava sob domínio do Duque de Brabant. Seu significado tem relação com as cores que representavam este ducado, o preto, amarelo e vermelho.

Brabante era a região mais importante ao sul dos Países Baixos, por isso os símbolos e cores que eram representativos desta foram amplamente difundidos.

Conforme este território foi sendo dividido, os brasões de armas eram alterados, mas as cores permaneceram ao longo do tempo. Era comum que as famílias mais tradicionais, poderosas, tivessem seu próprio brasão familiar, com cores e símbolos que os identificassem.

Cores

As cores da bandeira da Bélgica são: preto, amarelo e vermelho. As três faixas possuem proporção idêntica e estão dispostas em sentido vertical. A primeira cor, no mastro, é o preto. O amarelo está ao centro, enquanto o vermelho aparece à direita.

As cores da bandeira da Bélgica são inspiradas no Ducado de Brabant, o qual diz respeito a área que correspondia ao domínio do Duque de Brabant, ou seja, uma área que estava sob sua jurisdição. Um Duque é uma espécie de chefe de Estado de um ducado.

As cores que representavam este ducado, através do seu Brasão de Armas, eram exatamente o preto ao fundo, com um leão dourado (amarelo) ao centro e detalhes em vermelho nas garras e língua do leão.

Brasão do Ducado de Brabant

As cores do brasão do Ducado de Brabant influenciaram a composição da bandeira da Bélgica (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Estas cores, portanto, representam a história da região onde a Bélgica se localiza, já que o Ducado de Brabante estava situado no sul dos Países Baixos e ao norte do atual território da Bélgica.

Já o formato da bandeira da Bélgica, com listras verticais de igual proporção, foi inspirado na bandeira da França. Estas bandeiras, com três listras de cores diferentes, são normalmente chamadas de tricolores.

Bandeira da Bélgica e Alemanha

Bandeiras da Bélgica e Alemanha

As bandeiras da Bélgica e Alemanha são facilmente confundidas por causa das listras e cores (Foto: depositphotos)

A bandeira de cada um dos países do mundo possui uma especificidade, um detalhe diferente da outra, mesmo quando as cores parecem ser todas iguais.

Algumas bandeiras são mais facilmente confundidas do que outras, é o caso da bandeira da Bélgica e da bandeira da Alemanha. Elas são muito parecidas pois apresentam exatamente as mesmas cores.

O preto, o amarelo e o vermelho estão presentes em várias bandeiras, como da Bélgica, Alemanha, Timor Leste, Uganda e Angola. No caso das três últimas, existem símbolos e formas que as diferenciam bem. Já no caso das bandeiras da Bélgica e da Alemanha, não há símbolos, mas apenas faixas de igual proporção com as três cores. E é por isso que são tão parecidas.

A diferença é que a bandeira da Bélgica tem as três cores em sentido vertical (de pé), começando pelo preto, amarelo e vermelho. Já a da Alemanha tem as três cores em sentido horizontal (deitado), começando na parte de cima pelo preto, com o vermelho ao centro e o amarelo na parte de baixo.

Além do sentido das faixas ser diferente, há uma inversão entre as cores amarela e vermelha. Na bandeira da Bélgica o amarelo vai ao centro e na bandeira da Alemanha o vermelho vai ao centro.

Bandeira da Bélgica para imprimir

Este é um modelo da bandeira da Bélgica para imprimir e colorir. Para que seja uma representação da bandeira da Bélgica, as cores devem estar na ordem correta: preto, amarelo e vermelho.

Imagem da bandeira da Bélgica

Bandeira da Bélgica asteada

Bandeira da Bélgica no Castelo medieval de Gravensteen em Ghent, Flandres Oriental, na Bélgica (Foto: depositphotos)

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A Bélgica é um país europeu cuja bandeira está relacionada com seu passado histórico.
  • As cores da bandeira da Bélgica são o preto, amarelo e vermelho e fazem referência ao Ducado de Brabante.
  • A bandeira da Bélgica é muito parecida com a bandeira da Alemanha. A diferença é que a da Bélgica tem as listras no sentido vertical, com o amarelo ao centro.
  • A bandeira da Bélgica não apresenta símbolos ou frases em sua composição.
  • Essa bandeira é muito importante pois representa um dos países mais desenvolvidos do mundo.

Exercícios resolvidos

1- Quando foi oficializada a bandeira da Bélgica?
R: Em 23 de janeiro de 1831, após a conquista da independência do país.
2- Quais são as cores da bandeira da Bélgica?
R: Preto, amarelo e vermelho.
3- Quais são as influências dessa bandeira?
R: As cores vêm do brasão de armas do Ducado de Brabante.
4- A bandeira da Bélgica é confundida com qual bandeira?
R: Com a bandeira da Alemanha.
5- Como é composta a bandeira da Bélgica?
R: Por três listras verticais, seguindo a ordem: preta, amarela e vermelha.
Referências

» MOREIRA, João Carlos; SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 3 ed. São Paulo: Scipione, 2016.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).