Significado da bandeira das Ilhas Caimão (Cayman)

Localizada ao sul de Cuba, as Ilhas Caimão, ou Cayman como é mais conhecida, foram descobertas por Cristóvão Colombo em 10 de maio de 1503. Assim como acontece com outras nações do planeta, a bandeira adotada como identidade é formada por um conjunto de significados.

O território das Ilhas Cayman possui área média de 260 km². Sua população é definida por um número de 58 mil habitantes, sendo a maioria dela de origem afro-europeia. George Town é a capital da localidade, se destacando como uma das cidades mais populosas.

Descodificando a bandeira das Ilhas Cayman

Antes de tudo, a bandeira das Ilhas Cayman é constituída de um campo principal na cor azul. No canto superior esquerdo aparece um refinamento da imagem da bandeira britânica. Na metade direita do pavilhão aparece o brasão de armas. Todos esses símbolos e cores apresentam significados distintos.

Significado da bandeira das Ilhas Caimão (Cayman)

Foto: depositphotos

A bandeira foi adotada no ano de 1959. Antes dessa data, as Ilhas Cayman usavam a bandeira do Reino Unido para todas as ocasiões oficiais. Isso acontecia porque a localidade era território dominado por essa primeira nação. Inclusive, com a adoção do pavilhão, a bandeira do Reino Unido continuou a fazer parte da representação dela.

Uma das partes mais curiosas é mesmo o brasão. Ele é desposto como sendo um protetor heráldico dividido em duas partes horizontal desigual. Na metade superior, em um campo vermelho, aparece um leão de ouro, símbolo da Grã-Bretanha. Já na parte inferior aparece umas ondulações nas cores azul e branco, representando o mar.

Bem em cima a essas ondulações aparecem três estrelas de cinco pontas na cor verde, circundada por uma franja de ouro. Elas representam as três ilhas do arquipélago. Posicionada no topo do escudo, aparece a figura de uma tartaruga na cor verde, que é uma reminiscência do mar e a rica fauna do arquipélago. Por trás dela aparece um abacaxi dourado, que faz menção a produção agrícola das Ilhas Cayman.

Abaixo do escudo está uma fita amarela com um forro vermelho com a seguinte inscrição: É fundada nos mares. Isso vem da pesca tradicional, uma das principais fontes de renda dos moradores das Ilhas Cayman, que também se destacam na produção de cordas e cabos.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.