Significado da bandeira dos Estados Federados da Micronésia

Os Estados Federados da Micronésia ficam no Oceano Pacífico. Ao todo, são 607 ilhas divididas em quatro territórios maiores. São 2.900 km de extensão que fazem fronteira com as Ilhas Carolinas, Filipinas e Papua-Nova Guiné.

A bandeira do Estados Federados da Micronésia foi adotada oficialmente em 1979. Ela tem o fundo azul claro com quatro estrelas de cinco pontas brancas. O azul faz alusão ao Oceano Pacífico. Já as estrelas representam os quatro principais territórios: Pohnpei, Chuuk, Yap e Kosrae.

Conheça mais sobre os Estados Federados da Micronésia

Micronésia já foi território hispânico, alemão e japonês, quando em 1945, os Estados Unidos libertaram a região do domínio nipônico. De lá para cá, a segurança e defesa da região continuam a cargo dos EUA, mesmo depois da sua independência, que ocorreu em 1986.

Significado da bandeira dos Estados Federados da Micronésia

Foto: depositphotos

Por isso que o idioma oficial dos Estados Federados da Micronésia é o inglês, apesar de haver na região quase 10 línguas nativas. A capital é chamada de Chuuk e é nela que vive a maior parte da população.

A economia da Micronésia depende basicamente da pesca e agricultura. Aqueles que não pescam ou plantam estão a serviço do governo. O cultivo de banana, coco e pimenta são os carros-chefes da agricultura. Seus principais pontos turísticos são:

– Nan Madol: são canais artificiais que acabam formando pequenas ilhas chamadas de ‘Veneza do Pacífico’.

Atol Pakin: é um atol que fica na ilha de Pohnpei. Junto a outro atol chamado de Ant, juntos eles formam um arquipélago maior chamado de Senyavin;

– Catholic Belltower: são as ruínas de uma igreja católica construída por missionários capuchinhos vindo da Alemanha. O templo foi erguido em 1909 na ilha de Pohnpei, na época em que a Micronésia era parte da Nova Guiné;

– Tonnachau Mountain: é uma montanha que fica a 340 metros de altura. Não é o mais alto da Micronésia, mas seu destaque se deve a ficar bem próximo do aeroporto e por conter registros pré-históricos que datam 4.000 a.C.;

– Stone Money: esse curioso ponto turístico fica em Yap. É uma espécie de parque que contém grandes discos de pedra circular. Essas pedras foram encontradas em diversos recantos da Micronésia e são utilizadas como moedas em Yap. Funciona assim: o sistema monetário de Yap era exclusivo de tradição oral, ou seja, se você comprasse algo era pela palavra. O pagamento era feito com uma dessas pedras. Mesmo depois que o sistema se modernizou e o dinheiro de papel foi introduzido, a tradição continuou e ainda hoje as pessoas negociam as pedras entre si, que por serem grandes demais não podem ser transportadas do local onde estão. Então, o dono da pedra pode comprar algo com ela, sendo que a mesma vai continuar no mesmo lugar, mudando somente de dono.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.