Conheça o Vigie Aqui: plugin que destaca o nome de políticos ficha-suja

Quando essa extensão é instalada no computador, ela grifa de roxo o nome de qualquer político que esteja condenado, processado ou investigado aparecer.

Já imaginou saber a ficha dos políticos envolvidos com casos na justiça sem mesmo pesquisar por eles? Isso agora é possível com o plugin Vigie Aqui, uma ferramenta criada pelo Instituto Reclame Aqui e monitorada por milhares de estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Esta extensão surge como um facilitador para os brasileiros reconhecerem os políticos do país, principalmente neste momento, onde vários nomes de oficiais estão sendo delatados e expostos na mídia.

De acordo com os organizadores, a ferramenta destaca “os nomes de políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos, além de Ministros de Estado, com pendências na Justiça.” Assim, basta baixar a extensão, instalar no navegador e esperar para conhecer os políticos que têm o nome grifado de roxo, em qualquer site acessado. Entretanto, vale ressaltar que o plugin só funciona integrado ao Google Chrome.

vigie-aqui-plugin-politicos-ficha-suja

Foto: Reprodução/Vigie Aqui

Como funciona o Vigie Aqui?

Quando o plugin é instalado no computador, ele grifa de roxo o nome de qualquer político que esteja condenado, processado ou investigado aparecer. Todos os meses o Vigie Aqui é atualizado pelos estudantes da PUC-PR, que monitoram os políticos do país através de informações oficiais pulverizadas em instâncias de tribunais, a exemplo do Supremo Tribunal Federal (STF),  Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal da Justiça (TJs), Tribunal Regional Federal (TRFs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral (TREs).

Assim que o nome de determinado político aparece grifado, o internauta pode passar o mouse em cima e ele terá acesso a ficha deste oficial. Vale destacar ainda, que para conseguir obter informações sobre estes políticos não é necessário está acessando uma matéria sobre casos de corrupção, isto porque o plugin consegue detectar os nomes de envolvidos independentemente da fonte onde eles estão sendo citados.

Para baixar a extensão, é só entrar no site oficial do Vigie Aqui e seguir os passos indicados pelos organizadores. Além de obter informações, as pessoas também podem colaborar com o projeto. Confira o vídeo promocional desta ferramenta delatora: