A aceleração da gravidade

Campo gravitacional é uma região que atua ao redor da Terra, que tem como objetivo atrair os corpos para o centro do planeta. Essa…


Campo gravitacional é uma região que atua ao redor da Terra, que tem como objetivo atrair os corpos para o centro do planeta. Essa atração acontece por meio da força gravitacional. Todos os corpos podem sofrer influência dessa força o que, segundo Newton, acontece porque o peso do corpo sempre está dirigido para o centro da Terra.

Gravidade e Newton

Foto: Reprodução

A gravidade é um fenômeno natural onde todos os corpos físicos se atraem. A atração gravitacional da Terra dá peso aos objetos fazendo com que caiam no chão quando soltos. Essa é uma das quatro forças fundamentais da natureza, em união com a força forte, o electromagnetismo e a força fraca.

Einstein define a gravidade com a teoria geral da relatividade, dizendo que o fenômeno é uma consequência da curvatura espaço-tempo que regula o movimento dos objetos inertes.

Chegando ao campo gravitacional, os corpos sofrem uma variação na velocidade, pois adquirem uma aceleração chamada de aceleração da gravidade, representada pela letra g.

Aceleração da gravidade na superfície da Terra

Todo corpo colocado na superfície terrestre sofre a influência da força peso, que os atrai para o centro da Terra. É o caso, por exemplo, de um salto de paraquedas, onde os paraquedistas serão atraídos para a superfície. A representação matemática do fenômeno é dada pela seguinte equação:

 P = m.g

P representa o peso do corpo, m a massa do corpo e g a aceleração da gravidade.

A Teoria de Newton diz que a força de atração gravitacional que existe entre a Terra e o corpo, é dada pela equação:

Aceleração da gravidade

Existe ainda uma outra equação capaz de calcular a aceleração da gravidade em qualquer superfície planetária, onde g é a aceleração da gravidade da superfície do planeta em questão:

Aceleração da gravidade

Forma Vetorial

A fórmula acima é simplificada e pode ser expressa mais propriamente pela seguinte, vetorialmente completa.

Forma Vetorial

Aceleração da gravidade para corpos externos ao planeta Terra

Para o cálculo e a análise dos corpos que estão à determinada altura da Terra, usa-se a equação:

Aceleração da gravidade

A aceleração da gravidade em corpos externos à superfície da Terra acontece por existir uma velocidade permitindo o impulso em razão de uma força centrípeta, ocasionando uma trajetória circular, fazendo com que o corpo entre em órbita.


Reportar erro