América Anglo-Saxônica

Os países que foram colonizados pelos ingleses e que por isso hoje possuem como língua oficial da nação o inglês, fazem parte desse conjunto


Com uma população de aproximadamente 354 milhões de habitantes e um território de quase 18,5 milhões de quilômetros quadrados, a América Anglo-Saxônica engloba os países que estão unidos por uma principal característica: a língua inglesa. O passado colonial é o fator que une as nações que recebem essa nomenclatura.

Muitos estudiosos só reconhecem dois países nesse grupo, os Estados Unidos e o Canadá. Entretanto, há quem afirme que algumas nações das américas do Norte e do Sul também fazem parte desse conjunto, pois todos foram colonizados pela Inglaterra e, por essa razão, têm como principal idioma o inglês.

De onde surgiu o nome do grupo e quais países o forma?

O termo “anglo-saxões” era o nome dado as pessoas que viviam na Inglaterra após a vitória dos saxões, isto é, o povo germânico. Assim, todos os países que tiveram como colonizadores os ingleses e que por isso hoje possuem como língua oficial da nação o inglês, fazem parte do conjunto da América Anglo-Saxônica.

América Anglo-Saxônica

Imagem: Reprodução/ internet

Além dos Estados Unidos e do Canadá, 11 países da América do Norte pertencem a esse grupo, são eles: Antígua e Barbuda, Belize, Barbados, Bahamas, Dominica, Granada, Jamaica, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia e Trinidad e Tobago. E mais um da América do Sul, a Guiana.

Outras características que unem o grupo e suas diferenças

O idioma inglês é o aspecto mais forte entre esses países. Porém, não é a única característica em comum que essas nações possuem. Por exemplo, a religião é outro fator que une os membros, isso porque as doutrinas evangélicas predominam em seus territórios, mesmo tendo uma forte corrente do catolicismo.

O clima temperado continental e oceânico, o relevo com variações montanhosas e formações antigas, predominando uma vegetação de floresta temperada, muito devastada. Essas são outras características que podem ser observadas nos países que fazem parte da América Anglo-Saxônica.

Já as diferenças ficam por conta do desenvolvimento e economia dos países. Tendo como nações mais populosas do conjunto, Canadá e EUA, esses também os membros que mais possuem desenvolvimento industrial. As demais estão com suas economias em um processo de crescimento.


Reportar erro