Aprenda dicas incríveis para escrever bem e melhor

Para escrever bem, é necessário ler muito. Com a leitura, você ganhará repertório gramatical, vocabular e cultural


Com certeza você já ouviu que, para escrever bem, é necessário ler, ler muito. Sim, não há dúvidas, pois, com a prática da leitura, nós ampliamos o nosso vocabulário, exercemos a nossa imaginação e aprendemos a grafia correta de diversas palavras. No entanto, existem outras atitudes que também podem nos ajudar a escrever melhor e acabar com o sofrimento diante da página em branco, seja durante uma prova ou não.

Neste artigo, aprenda algumas dicas incríveis que podem te ajudar a escrever bem e melhor.

Dicas para escrever bem e melhor

Quer escrever bem? Confira a seguir algumas dicas simples que podem ajudá-lo a alcançar este objetivo:

Leia muito e com atenção

Para escrever bem, é necessário ler muito. Com a leitura, você ganhará repertório gramatical, vocabular e cultural, além de aprender coisas novas todos os dias, adquirindo mais informações para o conteúdo de seus textos.

Leia textos de diversos tipos, desde revistas de entretenimento a clássicos da Literatura. Uma boa dica é escolher um livro de seu interesse e abri-lo todos os dias, mesmo que seja para ler poucas páginas.

As obras de ficção são recomendadas porque também apresentam analogias e metáforas, o que ajuda a escrever melhor. Lembre-se que, para absorver o máximo do texto, é preciso uma leitura cuidadosa e atenciosa. Para aprimorar a leitura e ter uma visão geral do conteúdo do livro, você pode utilizar as fichas de leituras, o que te ajudará a classificar personagens, enredo, gênero do livro e outros dados.

Aprenda dicas incríveis para escrever bem e melhor

Foto: Pixabay

Use qualquer desculpa para escrever, principalmente sobre aquilo que você gosta

O nosso dia a dia abre espaço para pequenos textos o tempo inteiro, já percebeu? Você pode escrever e-mails, recados, cartas, bilhetes, lembretes, poemas, um blog, um diário pessoal… O importante é usar todas as oportunidades do cotidiano para praticar a escrita.

Um jeito divertido de exercitar a escrita é escrever sobre o que gosta. Assistiu a um filme ou seriado? O que você acha de escrever uma resenha e publicar em um blog ou no seu perfil nas redes sociais?

Lembre-se que o ato de redigir também se aprimora com treino.

Seja objetivo

Um bom texto é claro e objetivo. Por isto, fale diretamente o que você deseja, sem “rodeios”, apresentando o conteúdo de forma clara.

Pense no leitor

Na hora de escrever, também é importante pensar no público que vai ler o texto, sendo que os seus leitores devem entender perfeitamente bem o conteúdo do texto. Apertar “enviar” sem revisar o texto é bastante nocivo para a qualidade da comunicação e, por este motivo, é importante investir alguns minutos para reler o que você escreveu. Confira se falta alguma informação ou se a mensagem está realmente clara. Se quiser, peça comentários e críticas sobre o seu texto a amigos e familiares.

Pesquise o que você ainda não sabe

Ao se deparar com uma dúvida de português, aproveite a oportunidade para consultar uma gramática confiável e/ou dicionário atualizado. Ignorar o questionamento desperdiça grandes chances de aprendizado.

*Débora Silva é graduada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas).


Reportar erro