Enem: professor lista 7 incríveis dicas para a reta final dos estudos

Se você se preparou durante todo o ano, agora é hora de fazer pequenos ajustes para que o sucesso seja total


O Enem está chegando e você precisa ficar atento às dicas e questões que podem te ajudar a sair na frente e conquistar uma ótima colocação.

Se você se preparou durante todo o ano, agora é hora de fazer pequenos ajustes para que o sucesso seja total. Listamos algumas dicas incríveis do professor Rodrigo Fulgêncio, coordenador de medicina do curso Poliedro. Confira:

Planeje-se

Com pouco tempo para as provas, a melhor forma de aproveitar o tempo que ainda resta é organizar um calendário de estudos semanal. Ele deve conter metas claras que devem ser alcançadas, entre elas as questões nas quais você tem maiores dificuldades.

Enem: professor lista 7 incríveis dicas para a reta final dos estudos

Foto: depositphotos

Responda provas anteriores

Faça simulados e tenha acesso a provas de anos anteriores. Esse exercício te ajudará a ficar mais por dentro da metodologia de avaliação do Enem.

Aproveite os professores

Aproveite os seus professores em sala de aula para tirar as dúvidas dos conteúdos que você não conseguiu resolver sozinho (a). Se possível, tome notas, selecione as partes mais importantes nos livros, etc.

Priorize as questões mais simples

Na hora de responder simulados e exercícios preparatórios para o Enem comece pelas questões mais simples e vá progredindo de acordo com a resolução dos problemas anteriores. Não adianta começar pelo mais difícil.

Não cole dos gabaritos

Você só estará enganando a si próprio. O melhor que você pode fazer é tentar responder honestamente as questões, sem bisbilhotar o gabarito, afinal no dia da prova, ele estará em branco.

Relaxe

No dia da prova é importante que você esteja bem tanto psicologicamente quanto fisicamente. Imagine que o seu ano de estudo pode ir todo por água abaixo caso você adoeça ou passe mal durante a aplicação do exame.
Por isso, nada de dietas mirabolantes às vésperas das provas. Evite a insônia e procure relaxar fazendo algo que você curte bastante como ir ao cinema ou fazer um passeio em algum parque. No dia do Enem não se esqueça de se alimentar bem, pois a prova pode durar algumas horas.

Pule as questões mais difíceis

Durante todo o período de preparação, você conheceu bem as suas fraquezas e habilidades curriculares. De acordo com o professor Fulgêncio, na hora da prova, você deve montar a seguinte estratégia: “pular as questões mais difíceis e deixá-las para o final. Para a prova de Linguagens e Códigos, Matemática e Redação uma boa estratégia é ler rapidamente o tema da redação e fazer um brainstorm de ideias por aproximadamente 5 minutos, anotando tudo no rascunho”. O docente ainda pede que o candidato reserve uma hora antes do final da prova para fazer a redação.


Reportar erro