Fique por dentro de importantes dicas para o dia do Enem

Entre os dias 5 e 6 de novembro, candidatos de todo o país irão se submeter as provas do Enem. Saiba como se preparar para esses dias


Entre os dias 5 e 6 de novembro, candidatos de todo o país irão se submeter as provas de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Sob a pressão que a relevância do exame exerce sobre o futuro educacional dos estudantes, muitos procuram formas para não sofrer tanto influência dela.

Pensando justamente nesses estudantes, o coordenador educacional, Rodrigo Fulgêncio, preparou algumas dicas para ajudar os candidatos a se saírem bem no dia da prova. Elas vão desde a forma correta de conduzir a resolução das provas, até como se portar nas horas que antecedem o exame.

Fique por dentro de importantes dicas para o dia do Enem

Foto: depositphotos

Sobre o Enem

Antes disso é importante que se saiba que o Enem é realizado em dois dias. Neles, os candidatos resolverão questões vinculadas aos seguintes temas: Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais), Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), Matemática e Linguagens e Códigos, além da Redação.

Dicas sobre o Enem

Para manter a calma e aproveitar o tempo disponível para a resolução da prova, vale a pena prestar atenção em algumas dicas:

Alimentação no dia da prova

Fazer uma boa alimentação antes da prova é muito importante. O recomendado é que os alunos procurem comer alimentos que possuam carboidratos de reduzido índice glicêmico (em geral os integrais) e que sejam ricos em fibras, pois eles ajudam a prolongar a saciedade e regular o açúcar no sangue.

Também é importante que alguns alimentos também sejam evitados. Entre eles estão: barras de chocolate, refrigerantes e doces. Eles contêm altos índices glicêmicos e liberam rapidamente açúcar no sangue.

Preenchimento do cartão resposta

Para que tudo ocorra dentro do previsto, é importante que o tempo seja bem administrado, já que o candidato tem de responder as questões e ainda preencher o cartão-resposta.

Se, ao faltar meia hora para o término da prova, o aluno já iniciar o preenchimento do cartão-resposta e finalizar em 20 minutos, perde-se 10 minutos que poderiam ser utilizados para a resolução ou checagem das questões. Logo, é importante dimensionar e cronometrar o tempo gasto para o preenchimento do cartão-resposta.

Dedique tempo para a redação

No dia da prova de redação, uma tática utilizada por muitos alunos é inicialmente ler o tema da redação e fazer um brainstorming rápido de ideias em um rascunho, para depois começar a resolver as questões. Durante a resolução dos testes novas ideias para a redação podem ir aparecendo e estas devem ser anotadas no rascunho. Na parte final, reservar de 45 minutos a 1 hora para escrever a redação.

Deixe as questões mais difíceis para o final da prova

É importante que o aluno, durante a resolução das questões objetivas, não perca muito tempo em questões muito difíceis. A estratégia mais adequada é pular as questões difíceis e fazer inicialmente as mais fáceis.

Elaboração da dissertação

O Enem exige a produção de uma redação dissertativo-argumentativa, que deve relacionar questões sociais, políticas, culturais e científicas a partir de uma situação-problema.

Além disso, diferentemente de muitos vestibulares, a redação do Enem exige que o candidato proponha uma solução para o problema apresentado no tema. Por isso, a leitura de jornais, revistas e conteúdo da internet é importante para o candidato se preparar.

Assim, será preciso utilizar criatividade e conhecimento de mundo para propor soluções fundamentadas, defendendo de forma coerente o seu ponto de vista. Essa proposta de intervenção deve ser realista e respeitar os direitos, evitando qualquer tipo de argumentação preconceituosa ou racista.

Durma bem

O corpo também precisa estar preparado para enfrentar horas de prova. Por isso, no dia que antecede o Enem, é preciso ter uma alimentação leve, saudável e, principalmente, dormir a quantidade de horas necessárias para um bom descanso.


Reportar erro