O certificado do ensino médio pelo Enem

Com o Enem, o candidato também pode obter certificado de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência. Saiba mais


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 para medir o conhecimento de estudantes que concluem o Ensino Médio, por meio do desempenho obtido em provas de quatro áreas do conhecimento.

Há alguns anos, o Enem tem sido cada mais vez usado como a porta de ingresso nas universidades públicas e privadas do país, mas, o candidato também pode obter certificado de conclusão do ensino médio e declaração parcial de proficiência por meio do exame nacional.

Imagem da reprodução do site do participante do Enem

Foto: Reprodução/ Enem

Enem e o certificado do ensino médio

Até 2008, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) era a prova responsável pela avaliação dos adultos que queriam um certificado de conclusão do ensino médio. Tal função foi repassada ao Exame Nacional do Ensino Médio, que também emite certificado do ensino fundamental.

O participante do Enem interessado em obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá completar 18 anos até o dia da primeira prova do exame nacional; indicar, no ato da inscrição, que deseja obter o certificado do ensino médio; escolher, também no momento da inscrição, uma instituição certificadora; e obter, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro provas objetivas do Enem, mais 500 na redação argumentativa.

Se o candidato conseguir a média mínima em até três áreas do exame nacional, ele poderá solicitar a declaração parcial de conclusão. Neste caso, na edição seguinte do exame, ele só precisará obter a média mínima exigida na área em que foi anteriormente reprovado.

Além das pessoas que não concluíram a educação básica em idade apropriada, os privados de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também podem usar o Enem para certificação.

É importante ressaltar que as instituições certificadoras apenas aceitam as notas do último Enem realizado. Desta maneira, as pessoas que pretendem obter o diploma em 2016 devem mostrar os resultados do Enem 2015.

Os documentos exigidos para certificação

Confira a seguir quais são os documentos exigidos para conseguir a certificação do ensino médio:

  • Carteira de identidade e CPF (originais e cópias);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
  • Comprovante de endereço com CEP (cópia);
  • Boletim individual de resultados expedidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) referentes ao último Enem (cópia);
  • Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedido na hora pela instituição certificadora);
  • Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedido na hora pela instituição certificadora).

Quem deseja obter o certificado deve ficar atento ao cronograma, horário de atendimento e os procedimentos estabelecidos por cada instituição certificadora. Vale lembrar que este diploma também possibilita que o estudante concorra às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O certificado é emitido em 45 a 90 dias úteis, mas, durante este tempo, o estudante tem a posse de um documento provisório que também permite a matrícula no ensino superior.

Em caso de quaisquer dúvidas, o participante deve entrar em contato com a instituição certificadora indicada no ato da inscrição.


Reportar erro