Pontos cardeais

Rosa-dos-ventos A rosa-dos-ventos foi desenvolvida devido à necessidade de localizar-se e orientar-se no espaço geográfico e é composta pelos pontos cardeais e colaterais. Os…


Rosa-dos-ventos

A rosa-dos-ventos foi desenvolvida devido à necessidade de localizar-se e orientar-se no espaço geográfico e é composta pelos pontos cardeais e colaterais. Os pontos cardeais são concebidos por meio da posição do Sol durante os horários do dia, sendo eles: Norte, também conhecido como setentrional ou boreal; Sul, chamado também de meridional ou austral; Leste, que também recebe o nome de oriente; e por último Oeste, que também pode ser chamado de ocidente. Os pontos colaterais, por sua vez, são usados para estabelecer uma localização mais precisa e serão explicados a seguir.

Pontos cardeais

Foto: Reprodução

O que são?

Chamamos de pontos cardeais os pontos de orientação no espaço terrestre, que estão diretamente relacionados com a posição do Sol. Tomando por base o lado em que o Sol nasce no horizonte e se põe ao entardecer em seu lado oposto, os pontos cardeais foram determinados como Norte, Sul, Leste e Oeste.

Os pontos podem ser identificados como:

  • Norte: O lado que fica a sua frente ao se estender o braço direito na direção em que o Sol nasce, e é representado pela letra N.
  • Sul: o lado que fica atrás de você quando estender o braço direito na direção em que o Sol nasce, e é representado pela letra S.
  • Leste: é o lado em que o Sol nasce e pode ser visto no horizonte logo pela manhã, representado pela letra L – ou E na língua inglesa (Leste em inglês é East).
  • Oeste: é o lado em que o Sol se põe, representado pela letra O – ou W por influência da língua inglesa (Oeste em inglês é West).

Pontos colaterais

Além dos pontos cardeais, encontramos ainda 28 pontos localizados entre os anteriormente citados e, entre eles, encontramos os colaterais:

  • Nordeste: representado pelas letras NE, está localizado entre o Norte e o Leste.
  • Sudeste: o Sudeste, representado pelas letras SE, está localizado entre o Sul e o Leste.
  • Noroeste: representado pelas letras NO, o noroeste está localizado entre o Norte e o Oeste.
  • Sudoeste: o Sudeste está localizado entre o Sul e o Oeste, e é representado pelas letras SO.

Como orientar-se durante a noite?

Durante a noite, a Lua pode ser usada como ponto para orientação. Da mesma maneira que o Sol, a Lua surge a Leste e se põe a Oeste, devendo então, para orientar-se, posicionar-se da mesma maneira como para o Sol: com os braços abertos, sendo que o direito estará na direção de onde a Lua surgiu, que será o Leste, e seu braço esquerdo corresponderá ao Oeste, à sua frente estará o Norte, e às costas o Sul.


Reportar erro