Possíveis temas da redação do Enem 2016

Os temas cobrados na redação do Enem exigem que os estudantes acompanhem os últimos acontecimentos políticos e sociais do país


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2016 serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro. A redação, que tem valor total de 1.000 pontos e não pode ser zerada, ocupa boa parte da preocupação dos candidatos.

Todos os anos, os professores da área tentam acertar qual será o tema escolhido pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a fim de deixar os alunos mais preparados para a mais importante prova nacional. Neste artigo, veja quais são os possíveis temas da redação do Enem 2016.

Assuntos que podem ser tema da redação do Enem 2016

Na prova de redação do Enem de 2015, o tema foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Possíveis temas da redação do Enem 2016

Foto: depositphotos

Assim como nos anos anteriores, o assunto proposto demonstrou como os estudantes devem acompanhar os últimos acontecimentos políticos e sociais, pois, na proposta de redação, o exame costuma apresentar problemáticas relevantes para a sociedade brasileira.

Confira as seguir alguns dos possíveis temas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio 2016:

  • Legado das Olimpíadas e Paralimpíadas

Em agosto de 2016, a cidade do Rio de Janeiro sediou os Jogos Olímpicos. Assim sendo, o legado deixado pelo evento pode ser tema da redação do Enem deste ano. O candidato pode ser convidado a discorrer acerca do impacto social e político dos jogos no país.

A realização das Paralimpíadas, em setembro deste ano, também pode motivar temas envolvendo os direitos dos portadores de deficiências.

  • As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti

No que se refere à saúde, um dos assuntos mais comentados foram as doenças transmitidas pelo velho conhecido Aedes Aegypti. Além de ser o transmissor do vírus causador da dengue, o mosquito também é responsável pelas doenças Chikungunya e o zika vírus, assunto muito comentado neste ano.

O zika vírus é ainda mais perigoso para as grávidas, pois está relacionado com a microcefalia em bebês.

  • Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

O desastre da barragem no distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, ocorrido no final de 2015, pode motivar uma proposta de redação sobre sustentabilidade, responsabilidade ambiental e impacto das ações humanas no planeta.

  • Recursos hídricos

Devido à recente crise da água no Brasil, que atingiu vários estados do país, o tema pode ser cobrado na redação do Enem, levando o candidato a refletir acerca do impacto na sociedade e a conscientização da preservação dos recursos naturais.

  • Igualdade de gênero

A igualdade de gênero também vem sendo bastante discutida pela sociedade brasileira atual, o que pode motivar a sua escolha para a proposta de redação do Enem 2016.


Reportar erro