Pressão atmosférica

Não raro, ouvimos falar que alguns jogadores brasileiros de futebol, ao disputarem uma partida em um país cuja altitude é demasiado elevada, sentem-se prejudicados:…


Não raro, ouvimos falar que alguns jogadores brasileiros de futebol, ao disputarem uma partida em um país cuja altitude é demasiado elevada, sentem-se prejudicados: passam por falta de ar, fadiga, desconforto e até mesmo o sangramento de narinas. Isto ocorre por um fenômeno chamado pressão atmosférica. Entenda o que é essa pressão e como ela age.

Pressão atmosférica

Foto: Reprodução

O que é pressão atmosférica?

O planeta Terra é totalmente recoberto por uma camada de ar, a qual deve ter em torno de 800 km de espessura. Essa camada exerce pressão sobre tudo o que estiver na Terra, isso é a pressão atmosférica – a relação entre uma superfície e a pressão exercida sobre ela.

Por que cada país recebe uma pressão diferente?

O que faz cada planeta sofrer pressão atmosférica de modo diferente? Para entender isso, é preciso saber que essa camada de ar que reveste a Terra pode se modificar com o passar do tempo. Isso faz que em alguns lugares a pressão exercida seja maior do que em outros.

Como a pressão atmosférica age?

Com a finalidade de compreender melhor, considere o seguinte: a atmosfera que reveste o planeta é composta por uma grande mistura de gases, sendo dentre eles a maioria formada por nitrogênio e oxigênio. No campo gravitacional, o ar que respiramos sofrerá a ação desses gases, e assim cada localidade terá uma quantidade de partículas de ar – altas ou baixas – as quais a população local estará habituada. Por isso, quando os jogadores partem para países cujas partículas de ar são baixas ou elevadas demais, a tendência é que se sintam desconfortáveis. Quanto mais alta a altitude, menor é a pressão, e por sua vez, quando menor é a altitude, mais alta é a pressão.

Alguns exemplos de países cuja altitude é elevada:

  • Bolívia;
  • China;
  • Colômbia;
  • Equador;
  • Estados Unidos.

É importante ter conhecimento sobre a pressão atmosférica não apenas a titulo de curiosidade, mas também para compreender o que causa determinadas sensações no indivíduo. A partir de agora, quando viajar para algum dos países acima citados e sentir mal estar, entenderá que não está doente, mas apenas sofrendo a pressão atmosférica.


Reportar erro