Quem foram os principais deuses egípcios

Os deuses egípcios ocupavam um papel central na vida desta antiga civilização. Saiba quais eram as principais divindades do Egito Antigo


Os egípcios eram politeístas, ou seja, cultuavam vários deuses que exerciam influências em todas as esferas da vida social do Egito Antigo.

As divindades possuíam alguns poderes acima da capacidade humana, podendo, por exemplo, estar presentes em vários locais ao mesmo tempo ou interferir diretamente nos fenômenos da natureza.

Existiam deuses cultuados em todo o Egito, enquanto outros eram venerados apenas em determinadas regiões. Os deuses egípcios ocupavam um papel central na vida desta antiga civilização, sendo o governo no Egito Antigo teocrático, isto é, governavam em nome da religiosidade.

quem-foram-os-principais-deuses-egipcios

Foto: depositphotos

Os principais deuses egípcios

Embora possuíssem alguns poderes acima da capacidade humana, os deuses egípcios também apresentavam muitas características em comum com os homens, pois podiam nascer, envelhecer e morrer. Os poderes destas divindades sempre eram comparados a certas propriedades dos elementos da natureza ou dos animais.

Os deuses egípcios podiam ser representados por divindades totalmente humanas, como animais, com cabeça humana ou com corpo de homem e cabeça de animal, dentre outras combinações.

Confira a seguir quais são os principais deuses egípcios:

  • Rá, o deus Sol

A partir da dinastia V, Rá, foi transformado em um deus maior e no principal protetor dos faraós. Representado como um homem com cabeça de falcão, Rá é o responsável pela criação do mundo e é representado pelo Sol.

Unido ao deus Amon, forma o grande Amon-Rá.

  • Amon, deus da cidade de Tebas

Amon, “o oculto”, é o rei dos deuses, senhor dos templos de Luxor e Carnac. É frequentemente representado como um homem vestido com a túnica real e duas altas plumas do lado direito da cabeça.

  • Osíris, deus da ressurreição

Osíris, um dos principais e mais importantes deuses dos egípcios, era representado pelo rio Nilo. Os egípcios acreditavam que, uma vez por ano, Osíris morria e ressuscitava e, por esse motivo, é a divindade da ressurreição e dos mortos, além de ser muito ligado à fertilidade e à agricultura.

  • Ísis, deusa da vida

Uma das divindades mais adoradas, Ísis era considerada a deusa da maternidade e dos nascimentos, mãe de todos os deuses. Foi esposa de Osíris e mãe de Hórus.

  • Seth, deus das trevas

Deus do caos e responsável pelas guerras e pela escuridão. Seth foi a personificação do mal e da destruição na mitologia egípcia, sendo o responsável por matar o irmão Osíris.

Durante um breve período, Seth também foi considerado a deidade do deserto, pois a ele coube o reinado da parte seca do Egito.

  • Hórus, deus do céu

Filho de Ísis e Osíris, Hórus é representado com cabeça de falcão e duplamente coroado. Foi cultuado como o sol nascente.

  • Toth, o deus da sabedoria

Toth foi o deus encarregado de inventar a escritura e é a divindade da sabedoria e do conhecimento. É o representante da Lua.

  • Anúbis, deus das mumificações

Representado tanto como homem com cabeça de chacal, como por um chacal, o sobrinho de Osíris é o responsável pelos rituais de mumificações. É a divindade dos mortos e do submundo.


Reportar erro