Questões e temas de história que sempre caem no Enem

Conheça quais foram as questões e assuntos que mais foram abordados nas provas do exame nos últimos anos


O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é uma avaliação que se caracteriza em 180 questões divididas em quatro áreas e uma redação.

Ter conhecimento sobre todas as matérias e não apenas a “específica” de cada curso é de fundamental importância para garantir um bom resultado e colocação.

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, equivale às matérias de biologia, física e química; Ciências Humanas e Suas Tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; Linguagens Códigos e Suas Tecnologias são língua portuguesa, literatura e língua estrangeira e Matemática e Suas Tecnologias são questões da própria matemática.

Conheça quais foram as questões e assuntos que mais caíram nas provas do Enem de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, mais especificamente na matéria de história.

Questões e temas de história que sempre caem no Enem

Foto: depositphotos

Questões de história mais cobradas no Enem

1. A era da escravidão

As últimas três avaliações do Enem trouxeram questões sobre o tráfico escravista, festas africanas, abolição e crise do império, todas relacionadas a esse assunto.

É importante tentar associar o assunto aos dias atuais e pensar em como a escravidão influenciou a desigualdade social dos dias de hoje.

2. Indígenos

As questões indígenas são quase anualmente lembradas no Enem. As missões jesuítas na América, características da população, cultura, religião, conflitos entre tantos outros temas já foram abordados no exame.

3. Era Vargas

Muitas vezes o tema que envolve as gestão de Getúlio Vargas aparece mais que uma vez na avaliação. Revolução de 1930, economia e sociedade e Estado Novo são sempre lembrados quando o assunto é Era Vargas.

4. Colônia, Império e República

Procure não decorar somente datas e nomes sobre as questões. Elas vem muito associadas a assuntos da atualidade ou acompanhadas de muitos documentos que já trarão essa informação para o aluno.

Em apenas dois anos o assunto colônia, império e república já totalizaram mais de 10 questões. Elas vão desde D. Pedro primeiro à crise de 1929.

5. Ditadura Militar

A ditadura militar também é um assunto lembrado anualmente na prova. Comissão da verdade, democracia, liberdade de expressão, ditadores, Ato Institucional nº 5, entre outros temas já foram abordados nas questões.

Lembre-se sempre de tentar trazer os assuntos estudados para o contexto atual em que o Brasil e mundo se encontram.

6. Grécia e Roma Antiga, Cruzadas, Iluminismo, Revolução Francesa e Industrial, Absolutismo, Renascimento

Saindo um pouco de história do Brasil e indo para a história geral, esses são alguns dos assuntos que jamais serão esquecidos no dia da prova do Enem.


Reportar erro