Radiação Gama, energia capaz de atravessar grandes espessuras

Por ser uma energia bastante penetrante, a radiação gama acaba sendo muito utilizada em procedimentos humanos


Radiação é uma palavra que vem do latim “radiatione” e é comumente associada a situações ruins ou perigosas para o ser humano. Mas, ao contrário do que muitos possam imaginar, as pessoas estão em constante exposição as radiações.

Isto porque, de acordo com um artigo publicado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), este termo refere-se “a emissão e propagação de energia de um ponto a outro, seja no vácuo ou num meio material.”

A forma como a radiação é emitida varia entre fenômenos ondulatórios ou através de partículas dotadas de energia cinética. Este assunto particular da física é bastante amplo, pois engloba diversos tipos de energia, como a corpuscular, cósmica, frenagem, eletromagnética, síncroton, ultravioleta, ionizante etc.

Radiação Gama, energia capaz de atravessar grandes espessuras

Foto: depositphotos

E é dentro da radiação ionizante que pode-se achar a radiação gama, um tipo bastante utilizado pelas pessoas, mas pouco conhecido e difundido entre os usuários. Para entender melhor sobre o que é e para que serve esta energia, continue lendo este artigo.

Afinal, o que é a radiação gama?

Na radiação ionizante é possível encontrar a radiação alfa (α), radiação beta ), raio X e a radiação gama (γ). Esta última é caracterizada pela forma como o núcleo atômico emite a sua energia. Ao encontrar-se em um estado excitado, isto é, com excesso de energia, este núcleo atômico emite a radicação gama sendo ela “após transição de próton ou nêutron para nível de energia com valor menor, gerando uma estrutura mais estável”, explica o artigo da UFRGS.

Por ser uma energia bastante penetrante, a radiação gama acaba sendo muito utilizada em processos em que seja preciso atravessar grandes espessuras. Assim, acaba sendo utilizada em alguns procedimentos humanos.

Radicação gama na prática

Esta radiação pode ser utilizada em diversos procedimentos que fazem parte da rotina de algumas pessoas, como:

  • Aplicações médicas de radiografia;
  • Medidores de nível;
  • Gamagrafia.

Informar erro