Referencial, movimento, espaço e repouso

A cinemática abrange conceitos como referencial, movimento, repouso e espaço, entre outros, que se fazem necessários para seu estudo. Saiba mais!


No estudo dos movimentos realizados (sem consideração das causas), feito pela Cinemática, alguns conceitos se fazem imprescindíveis para seu entendimento.

Referencial

É chamado de referencial o corpo em relação ao qual se identifica se o móvel em estudo está em movimento ou em repouso. Sendo assim a noção que venhamos a ter de movimento ou de repouso de um corpo, sempre estará relacionada a outro corpo e dependerá dele para ser definida naquela circunstância. É importante saber também que a forma da trajetória que um corpo descreverá depende do referencial que se adotou.

Conceito de referencial

Imagem: Reprodução

Neste exemplo, consideraremos o trem partindo para uma próxima estação. A lâmpada presa ao teto do trem em relação ao observador (que se encontra na plataforma e o assiste) está em movimento.
Mas, se o observador agora for o passageiro desse trem, a lâmpada em relação a ele estará em repouso.

Movimento

Um corpo está em movimento quando sua posição varia no decorrer do tempo. Assim, um ponto material considera-se em movimento quando em relação a um dado referencial, sua posição nesse referencial varia com o passar do tempo.

Conceito de movimento

Imagem: Reprodução

Nesse caso, sendo o referencial o homem sentado na grama, o rapaz passageiro do ônibus está em movimento, e se ele muda sua posição no decorrer do tempo, o observador pode visivelmente notar.

Repouso

Um ponto material considera-se em repouso quando em relação a um dado referencial, sua posição nesse referencial não varia com o passar do tempo.

Conceito de repouso

Imagem: Reprodução

Nesse caso, sendo a garota passageira o observador, o rapaz também passageiro em relação a ela está em repouso. Ela não vê mudança de posição desse rapaz no decorrer do tempo.

Espaço

Espaço é a posição onde se encontra o móvel em determinado instante, em relação a um dado referencial. Para compreender melhor, basta imaginar aquela placa que avisa em qual quilômetro você se encontra após ter saído do marco zero que serviu de referencial para a marcação.

Variação de espaço é a medida da trajetória executada pelo móvel que vai de seu ponto inicial (chamado de ponto de partida ou marco zero) até a posição onde se encontrará naquele determinado momento. Pode ser dado em centímetro, metro, quilômetro, etc. Calcula-se por:

Δs = s2 – s1


Reportar erro