Temas e questões de matemática que sempre caem na prova do Enem

O conteúdo trabalhado na prova de matemática terá muita influência das edições anteriores. Veja quais assuntos são mais abordados


Na temida prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes podem se basear pela incidências dos temas mais recorrentes para montar seu plano de estudo.

Isso pode ajudar na otimização do tempo e a se preparar melhor para as questões.

Como o conteúdo trabalhado no exame diz respeito a situações onde as disciplinas sejam exploradas a partir de exemplo do dia-a-dia, os estudantes podem pensar um pouco mais além dos números e gráficos.

Por isso, é bom usar a lógica e pensar como se você estivesse vivendo a situação.

Temas mais cobrados

Questões de temas de matemática que caem no Enem

Foto: depositphotos

Os temas que mais caíram nas provas de matemática do Enem, nos últimos anos, foram:

Grandezas proporcionais

Classificadas entre diretamente proporcionais e inversamente proporcionais as grandezas, na matemática, são medidas através do tempo, cumprimento, velocidade, idade, preço e temperatura.

Na prova do Enem, o assunto é bastante recorrente. Por isso, vale a pena investir um pouco mais de tempo no assunto.

Geometria

O cálculo de áreas de figuras planas, semelhanças de triângulos são assuntos recorrentes nas provas. Os famosos sólidos geométricos, como: prisma, cilindro, pirâmide, cone e esferas também entram na lista de exigências.

Os exercícios deste tema cobram principalmente o cálculo do volume e as principais razões de distância de cada polígono.

Probabilidade e estatística

Nas questões que tratam do tema, os candidatos devem prever possíveis ocorrências, a partir de dados fornecidos no enunciados. Para se dar bem no tema, revise as técnicas de contagem.

Já na parte de estatística, o estudante deve se deter a coletar, organizar e interpretar os números dentro de um conjunto dos resultados. Nessa área, cálculo de médias e outras medidas padrões podem ser exigidos.

Porcentagem

A porcentagem está muito presente no dia-a-dia das pessoas, seja na hora de exigir um desconto, calcular a variação de juros e até em cálculos domésticos. Por isso, pode ter certeza que o assunto será cobrado na avaliação.

Funções

Segundo as últimas avaliações do Enem, as funções de primeiro e segundo graus costumam ser as mais recorrentes na prova.

Além delas, também aparecem as funções trigonométricas, logarítmicas e exponenciais. Para não ser pego de surpresa, vale a pena revisá-las.

Aritmética

As progressões aritméticas costumas aparecer com frequência nos enunciados das questões. Soma, subtração, divisão e multiplicação são bem recorrentes e, imprescindíveis, para a realização de grande parte das 45 questões que evidenciam a matemática na prova do Enem.


Reportar erro