Temas e questões de químicas que sempre caem na prova do Enem

Os assuntos ligados ao meio ambiente são os mais recorrentes, assim como, combustíveis, eletroquímica e química orgânica


Para os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano é bom ficar de olho nos assuntos mais recorrentes na avaliação que explora o conhecimento da disciplina de química.

Encontrados na parte das questões que falam sobre “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, o tema abrange vários assuntos que não devem deixar de ser revisado pelos alunos.

Geralmente, os assuntos ligados ao meio ambiente, onde a química está mais que envolvida, são mais recorrentes.

Entre os principais estão: problemas ambientais, destruição da camada de ozônio, geração de energia, combustíveis, eletroquímica e química orgânica.

temas-e-questoes-de-quimicas-que-sempre-caem-na-prova-do-enem

Foto: Pixabay

O que pode cair na prova de química

Para ajudar ainda mais na preparação, acompanhe um apanhado dos assuntos mais recorrentes, dentro da disciplina, a partir das últimas edições do exame.

Problemas ambientais

Essa questão foi amplamente discutida em todas as edições do Enem, ainda mais em tempos onde problemas como o aquecimento global, destruição da camada de ozônio e preservação das florestas está tão em evidência.

A concentração de dióxido de carbono (CO2) que vem sendo lançado na atmosfera, causa danos irreparáveis a camada de ozônio, repercutindo no derretimento das calotas polares e tantos outros fatores.

Ainda dentro do tema, a interferência do ser humano com a emissão de muitos outros gases poluentes, descuido com o meio ambiente e irresponsabilidade quanto a exploração de recursos naturais também são assuntos da avaliação.

As fontes dos problemas e soluções podem margear os estudos para o tema. Por isso, vale a pena revisar mais sobre os problemas ambientais.

Geração de energia e combustíveis

Está inteirado sobre questões de geração de energia, assim como os impactos que ela representa para o meio ambiente, formas de energia limpa, energia nuclear, combustíveis fósseis e os biocombustíveis são alguns dos temas bastante recorrentes na avaliação.

Ligações químicas

Nessa parte da química, os estudantes devem prestar atenção aos átomos que se ligam para formar moléculas e compostos.

Também deve ser revisado princípio de solubilidade, geometria molecular, forçar intermoleculares e polaridade de moléculas.

Eletroquímica

Essa parte da química explora a transformação de energia química em elétrica. Essa reação é o princípio das pilhas e baterias. Outros temas recorrentes nessa mesma área vem da eletrólise e do potencial de redução.

Compostos orgânicos

Os compostos inorgânicos tratam de ácidos, bases, sais e óxidos.

Na hora de revisar, inclua também as funções orgânicas, isomeria e processos de separação de misturas, esses são os temas que mais tem a probabilidade de dar o ar da graça na prova deste ano.


Reportar erro