Veja quais são as questões que mais caem no Enem

O Sistema de Ensino Poliedro realizou uma pesquisa sobre os principais temas que apareceram nos últimos seis anos do Enem


Faltam poucos dias para a realização do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado em todo o país. Nem é preciso falar que conseguir uma boa classificação é, praticamente, colocar os pés dentro da universidade.

O Sistema de Ensino Poliedro realizou uma pesquisa sobre os principais temas que apareceram nos últimos seis anos do Enem. Ele analisou mais de mil questões que apareceram nas provas desde 2009. De acordo com o gerente editorial, João Carlos Pugliesi, “o levantamento realizado permite principalmente que o estudante consiga estudar e se preparar melhor, sabendo quais são os temas recorrentes”.

Portanto, fique atento (a), e veja quais os temas mais relevantes para você manter o foco nesse momento final de preparação para sua entrada no ensino superior.

Veja quais são as questões que mais caem no Enem

Foto: depositphotos

Quais os assuntos que caem mais no Enem?

As disciplinas abordadas no Exame Nacional de Ensino Médio fazem parte de quatro áreas específicas: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, além da redação.

Linguagem

De acordo com a pesquisa, na área de linguagem, é mais comum a presença de estudo de textos argumentativos e de aspectos linguísticos da nossa língua portuguesa. Ao todo são 40 questões com esse perfil, e outras cinco específicas da língua estrangeira escolhida pelo candidato.

Matemática

Em matemática, aparecem com a frequência de 42% os conhecimentos numéricos, seguido pelos geométricos (26%). Em terceiro lugar, o Enem aborda questões de estatística e probabilidade (15%). E as duas últimas áreas mais aplicadas são as algébricas (10%) e as que abordam a união dos temas algébricos e geométricos (7%).

Ciências Humanas

Em Ciências Humanas e suas Tecnologias, os assuntos que mais caem segundo o levantamento do Poliedro, são as que envolvem as formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e interferência do Estado. Em seguida, caem questões sobre a diversidade cultural, as guerras e a vida em sociedade.

Ciências da Natureza

Já na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, as ondas, oscilações, óptica, radiação, relação da química com as tecnologias, o meio ambiente e a relação com o ser humano, além das ciências ambientais são os temas mais recorrentes.

Redação

Para finalizar, a pesquisa revelou que a redação, umas das partes mais temidas no Exame Nacional do Ensino Médio, precisa de muita atenção por parte do candidato. Diante disso, os especialistas aconselham que você leia bem o que é solicitado para a redação a fim de evitar, interpretações erradas sobre o tema. Para isso o concorrente deve ter se preparado durante todo o ano a fim de não ser pego de surpresa com um tema da atualidade.


Reportar erro