Zonas térmicas da Terra

Devido à forma esférica do planeta Terra e ao movimento de rotação (girando em torno de si mesmo) que este realiza, os raios solares…


Devido à forma esférica do planeta Terra e ao movimento de rotação (girando em torno de si mesmo) que este realiza, os raios solares não incidem uniformemente, com relação a sua intensidade, em todas as regiões do planeta. Nas áreas próximas à linha do Equador, também denominada zona intertropical, a luz solar atinge a superfície terrestre de forma perpendicular e, assim, com maior intensidade e calor. Já os polos recebem os raios solares de forma bastante inclinada, existindo, assim, áreas muito quentes e outras muito frias, mas também regiões nem muito quentes e não muito frias.

Neste contexto, os climas do nosso planeta são determinados de acordo com a localização geográfica do local e a intensidade de luz solar recebida em certos períodos do ano. Os climas da Terra dividem-se nas denominadas zonas térmicas (ou climáticas), que englobam as áreas similares com relação ao recebimento de luz solar.

Zonas térmicas da Terra

Foto: Reprodução

As cinco zonas térmicas ou climáticas do planeta Terra

O globo terrestre foi dividido em cinco zonas térmicas, a saber: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas (no norte e no sul) e zonas polares (também no norte e no sul do planeta).

Zonas polares

Localizam-se entre o Círculo Polar (glacial) Ártico e o Polo Norte e o Círculo Polar (glacial) Antártico e o Polo Sul.

São as regiões localizadas nos polos que recebem os raios solares de maneira extremamente inclinada. Desta forma, não há o aquecimento da superfície com a mesma intensidade ocorrida em outras zonas. Por isso, nas zonas polares são registradas as menores temperaturas do mundo.

Zonas temperadas

A zona temperada norte está localizada entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer; já a zona temperada sul localiza-se entre o Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio. São regiões com temperaturas amenas, pois compreendem as áreas cuja luz solar atinge a superfície de maneira não muito inclinada.

Zona tropical ou intertropical:

É a faixa climática localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, passando pela linha imaginária do Equador.

A luz solar atinge a superfície terrestre de maneira perpendicular, com grande intensidade. Por isso, as temperaturas nessas regiões são elevadas, sendo consideradas as mais quentes do planeta.


Reportar erro