A Ásia e a língua portuguesa

O português é falado em todos os continentes por cerca de duzentos milhões de pessoas, sendo a primeira das línguas neolatinas a expandir-se fora do continente europeu. Com as grandes navegações, o idioma implantou-se em todas as partes do mundo, sofrendo inevitáveis alterações ao entrar em contato com cultura dos povos aborígenes.

Durante os séculos XVI e XVII, o português foi largamente utilizado nos portos da Índia e sudeste da Ásia. Atualmente, os dialetos com raízes no português são falados em ex-colônias lusitanas da Ásia, como Diu, Damão, Goa (Índia), Macau (China) e Timor Leste (Oceania).

Histórico

A influência da língua portuguesa no continente asiático deu-se principalmente do século XVI ao século XVIII, período em que o idioma era utilizado nos portos da Índia e nos do Sudoeste da Ásia.

A Ásia e a língua portuguesa

Foto: depositphotos

Durante os séculos passados, o português serviu não apenas como meio de comunicação entre os nativos asiáticos e os demais países, mas também na escrita de tratados, documentos e acordos, além de ser utilizada para fins políticos. Devido à sua importância, a língua influenciou várias línguas orientais, como os da Índia, o suaíli, malaio, indonésio, bengali e japonês.

Com o passar do tempo, o português foi se extinguindo cada vez mais no continente. No início do século XX, apenas Goa, Diu e Damão, na Ásia, uma parte de Timor, na Indonésia, e Macau, na China, utilizavam o português como língua materna.

Atualmente, o português sobrevive na sua forma padrão apenas em alguns pontos isolados da Ásia. O Timor Leste esteve sob a administração de Portugal até 1975, e a sua língua local é o tetum, porém uma parcela da população domina a língua portuguesa; em Macau, território que esteve sob administração portuguesa até 1999, o português é uma das línguas oficiais, ao lado do chinês, porém é utilizado apenas pela administração, uma vez que é falada pela minoria dos macaenses.

Em algumas regiões da cidade é possível encontrar textos em português e, nas escolas, são ensinados o chinês e o português. Existem também estações de rádio e jornais em língua portuguesa, no entanto, a língua portuguesa foi realmente importante na região nos séculos XVI e XVII, quando era a língua franca da Ásia.

Já o estado de Goa, na Índia, esteve sob a posse de Portugal até 1961, e o português vem sendo substituído pelo konkani (língua oficial) e pelo inglês.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.