Como formatar e instalar o Windows 7

Se você é uma daquelas pessoas que tremem só em pensar que vai ter de resolver algum problema do seu computador, saiba que está junto a muitas outras pessoas. Nos casos em que precisa de uma manutenção mais séria para a sua máquina, como formatar e instalar o Windows 7, existem soluções que estão a seu alcance.

Nesses casos, a partir de algumas dicas e orientações, você mesmo pode resolver o problema, o que vai lhe poupar tempo e dinheiro. Geralmente formatar um computador é a medida mais aconselhada para o seu computador quanto todas as possibilidades de recuperação do sistema já foram esgotadas.

Uma das principais causas que faz com que essa medida seja necessária é a incidência de vírus. Na maioria das vezes eles atingem seu equipamento pela falta de um bom antivírus ou pelo acesso a sites não confiáveis. Porém, adotando algumas precauções, você ficará longe dessas ameaças.

O processo de formatação do Windows 7

Seguindo o passo a passo, é possível formatar e instalar o Windows 7 sem complicação

Formatar o computador é necessário caso ele se infecte com vírus (Foto: depositphotos)

Para iniciar o processo de formatação e, consequente recuperação do seu equipamento, a primeira medida que deve ser tomada é que você faça o backup de todos os seus arquivos salvos na máquina. Isso vale tanto para os computadores em forma de gabinete ou notebooks.

Para realizar o backup você pode estar utilizando dispositivos de armazenamento externo, a exemplo de pendrive e HD externos, ou então através do armazenamento em nuvem, logando seus dados pessoais no sistema. Feito isso, agora o seu computador está pronto para dar início ao processo de formatação.

1º passo

Ligue o computador. Assim que o primeiro texto aparecer na dela, pressione a tecla “DEL”. Essa ação vai levar você diretamente para a “BIOS” do computador. Você também pode chegar a esse caminho através de teclas de atalho, a exemplo de F1, F2 e F10, pressionadas quando o primeiro texto aparecer na tela.

Veja tambémO sistema operacional Windows

2º passo

Assim que você acessar a tela da “BIOS” a primeira providência a ser tomada é procurar a opção “Boot Order” ou algo semelhante com “Advanced BIOS Features”. Porém, dependendo da versão do seu computador, esse comando pode aparecer de forma diferente. Por isso, consulte o manual.

3º passo

No passo seguinte você vai selecione a opção “First Boot Device”. Na sequência, escolha a opção CD/DVD inserindo-o no drive da máquina. Com isso, quando o equipamento for iniciado ele o fará a partir do CD do Windows 7.

4º passo

Para que as alterações no sistema sejam salvas, você vai pressionar a tecla F10. Depois disso, você já pode deixar o menu pressionando a tecla “ESC”. Logo em seguida, a tecla “Y”, quando o computador perguntar se realmente deseja salvar as alterações.

Veja também: Como formatar e instalar o Windows 10. Confira o passo a passo

Instalando o Windows 7

1º passo

Assim que você sair da “BIOS”, insira o DVD do Windows 7 no drive da máquina. O computador irá reconhecer e dará o boot pelo DVD. Quando for pedido para pressionar qualquer tecla para iniciar do CD ou DVD, o faça!

2º passo

Após isso, a tela que aparecerá na sequência induzirá você a escolher qual o idioma que o sistema será instalado, formato de hora, moeda e o teclado ou método de entrada. Depois disso, basta clique em “Avançar” para seguir com a instalação. A próxima tela vai confirmar o processo de iniciar a instalação.

3º passo

Você também tem de escolher a versão do Windows 7 que você deseja para o seu computador. Feito isso, clique em “Avançar”. Logo em seguida, o sistema perguntará se você “Aceita os termos de licença”. Marque a opção e dê sequência no botão “avançar”.

4º passo

Escolha a opção “Personalizada (Avançada)”. Clique em “Opções de Unidade” e escolha a unidade em que deseja formatar. Feito isso, é só escolher a opção “formatar”, depois “Avançar”. Você vai precisar esperar até que o Windows conclua a instalação da versão escolhida.

5º passo

Depois dessa fase, você vai precisar digitar o nome do usuário que irá utilizar o computador. Em seguida, escolha a senha para a sua conta. Todas essas opções serão confirmadas quando você clicar o botão “Avançar”. Isso levará você direto para as telas sequentes.

Veja também: Como configurar a rede no Windows?

6º passo

Em dado momento você vai se deparar com a solicitação da chave de licença do Windows 7. Esta será fornecida a partir do encarte que vem junto com o CD/DVD de instalação. Colocados os números, siga pressionando o botão “Avançar”.

7º passo

A próxima tela que vai aparecer para você é a que perguntará sobre as configurações. Escolha “Usar configurações recomendadas”.

8º passo

Ajuste o fuso horário de acordo com a sua região. Feito isso, escolha o local de rede em que está localizado o seu computador. Geralmente, a opção mais usada é “Rede doméstica”, caso seja um computador pessoal. Para os computadores de empresas clique em “Rede de Trabalho”.

9º passo

Depois de cumprir todas essas etapas, aguarde a configuração do Windows ser finalizada.

10º passo

Assim que a instalação for finalizada, você deve instalar os drives, programas e ajustar o computador para a sua forma preferencial de uso.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Estudo Prático.