Redação: Como escrever um texto em espanhol

Para se familiarizar com o idioma, vale estudar gramáticas, ler jornais e revistas e visitar sites

Escrever um bom texto em qualquer língua estrangeira exige não apenas algum domínio do idioma, mas também outras habilidades necessárias para redigir bem na nossa língua materna. A boa notícia é que, sim, com estudo, foco, persistência e treino é possível aprender a escrever um texto em outra língua.

Escrever um texto em espanhol pode ser uma tarefa exigida na escola, no curso livre de idiomas, em uma viagem ou em um exame de proficiência.

Neste artigo, conheça algumas dicas simples e essenciais para aprender a escrever um texto em língua espanhola.

Dicas para escrever um texto em espanhol

Para escrever textos em espanhol é preciso dominar ortografia e gramática

Antes de começar a escrever, leve em conta o assunto do texto (Foto: depositphotos)

Escrever um texto em outro idioma pode assustar inicialmente, mas, com algumas dicas simples, é possível obter sucesso na tarefa. É importante lembrar que a ortografia e gramática corretas devem caminhar juntas e, para escrever bem em qualquer idioma, é necessário dominar essa dupla.

Confira algumas dicas que podem ajudar você a escrever melhor em espanhol:

1) Estude e pratique muito

Sim, é impossível escrever um texto em qualquer idioma sem estudar e praticar muito. Como nós já sabemos, a nossa própria língua materna exige o nosso estudo e prática constantes. Por que seria diferente com o espanhol ou qualquer outra língua estrangeira? Para dominarmos uma língua, precisamos praticar o máximo possível sempre!

Veja também: Entenda a diferença entre castelhano e o espanhol

Estude gramáticas, leia jornais e revistas, visite sites, ouça canções e assista a filmes e séries em espanhol. Antes de tentar escrever um texto, logicamente temos que conhecer um bom número de palavras naquele idioma.

Sites de notícias, como CNN en Español e El País, podem ser uma ótima opção para você estudar a estrutura de um texto com início, meio e fim.

2) Pensar o texto

Antes de começar a escrever, você deve levar em conta o assunto do texto. Tenha em mente – de maneira clara – a ideia que pretende expor. Escreva as ideias que vierem à mente, sem se preocupar com a organização. Posteriormente, junte as ideias semelhantes e organize melhor o seu texto.

3) Escreva frases curtas

Praticar a escrita direta é uma ótima maneira de escrever bem e com êxito. Para treinar, você pode escolher assuntos atuais e redigir algo a respeito. Lembre-se que você sempre poderá recorrer ao dicionário, o que ampliará o seu vocabulário.

Veja também: Como usar o verbo ‘ser’ corretamente em espanhol

4) Aplique o que aprendeu

Você está estudando o idioma no colégio ou em um curso livre de idiomas? Aplique imediatamente o que viu na última aula, escrevendo algumas frases sobre o que acabou de assimilar. A escrita ajuda muito no trabalho da memória.

5) Tenha um dicionário

Ter um vocabulário amplo é condição necessária para a boa escrita. Por isso, sempre consulte um dicionário de língua espanhola. Você pode abri-lo aleatoriamente e ler uma nova palavra e seu significado.

Veja também: Descubra quais são e como são usados os pronomes pessoais em espanhol

6) Revise os seus textos

Por último, releia todo o seu texto e corrija os erros de escrita.

*Débora Silva é professora e tradutora de espanhol, com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes.