Significado da bandeira de Montserrat

Os seres humanos se comunicam de diversas formas, seja pela linguagem oral ou através de símbolos, a troca de mensagens é um processo constante no cotidiano, justamente pelo fato de serem seres sociais.

Uma das formas mais utilizadas para comunicação, especialmente quando se trata de reforçar uma identidade, é o uso de simbologias como brasões ou bandeiras.

As bandeiras podem ser utilizadas em vários momentos para representar as mais variadas causas, como uma ideologia comum, um território formalmente delimitado, uma ação social, um coletivo de pessoas com características comuns, dentre outros. As bandeiras são historicamente utilizadas, e são bem aceitas como elementos identitários em todo o mundo.

Os significados das cores e dos símbolos da bandeira de Montserrat

O significado da bandeira de Montserrat tem relação com a mitologia irlandesa

A Bandeira de Montserrat foi adotada em 10 de Abril de 1909 (Foto: depositphotos)

Montserrat, assim como os demais territórios independentes do mundo, possui símbolos que definem sua identidade. Apesar de ser um território britânico, Montserrat possui sua própria bandeira e hino.

A bandeira de Montserrat possui basicamente três cores, o azul, o vermelho e o branco. O fundo é todo na cor azul, estando sobrepostos o símbolo do Reino Unido e o brasão de armas de Montserrat. O símbolo do Reino Unido está disposto na parte esquerda da bandeira, próxima do mastro, na porção superior.

Veja tambémSignificado da bandeira do Reino Unido

Símbolo do Reino Unido

Esse símbolo é a “Union Jack”, a qual apresenta uma superposição da bandeira inglesa, com a cruz vermelha sobre fundo branco, conhecido como Cruz de São Jorge; a bandeira escocesa, com a cruz branca de Santo André sobre um fundo azul; e da bandeira irlandesa, com cruz vermelha de Santo André em um fundo branco, o chamado Cruz de São Patrício.

O referido símbolo configura a bandeira do Reino Unido, e está na bandeira de Montserrat justamente por conta de a ilha ser um território ultramarino britânico.

Brasão de armas

Já o brasão de armas de Montserrat está sobreposto na bandeira em sua porção central do lado direito. Esse brasão é um escudo com bordas brancas, no qual está desenhada uma figura feminina, Erin, ou também conhecida como Irlanda, uma figura mitológica feminina.

Erin era uma das três rainhas dos Tuatha Dé Danann (um grupo de personagens na mitologia irlandesa e escocesa), que deu seu nome à Irlanda. A mulher representada está junto de uma cruz em cor preta, representando o Cristianismo. Ela segura uma harpa dourada, um dos mais expressivos símbolos da Irlanda desde pelo menos o século XVIII, a qual está ligada a cultura Celta, cuja harpa é um instrumento de grande preciosidade.

Veja também: Significado da bandeira da Irlanda

Ao que a história indica, a harpa surge como símbolo da Irlanda em um contexto de conflitos, quando os irlandeses lutavam para se livrar do controle imposto pelos ingleses. No contexto, harpas foram queimadas e harpistas executados.

Assim, o símbolo surge como uma forma de representação da luta dos irlandeses contra os ingleses, sendo adotada até os dias atuais. A Bandeira de Montserrat foi adotada em 10 de Abril de 1909.

Montserrat

Montserrat é um território comandado pela monarquia do Reino Unido

Esse país possui muitos vulcões ativos em seu território (Foto: depositphotos)

Alguns territórios do globo são pouco conhecidos no Brasil, geralmente por conta da não existência de relações entre os brasileiros e os moradores destes locais, ou mesmo por conta de sua pequena dimensão territorial ou relevância no cenário comercial mundial.

Montserrat é um destes locais que poucas pessoas conhecem de fato, isso porque Montserrat é um território ultramarino britânico. O controle britânico foi estabelecido em Montserrat ainda no ano de 1632, o que representa que este território é comandado pela monarquia do Reino Unido.

A Rainha Elizabeth II (também chamada de Isabel II) comanda o Reino Unido e mais quinze outros estados independentes, os quais são conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, dentre eles Montserrat. O idioma oficialmente aceito em Montserrat é a Língua Inglesa.

De forma mais direta, o território é governado por Andrew John Pearce, o qual é um diplomata britânico e atual governador de Montserrat. O território possui ainda um Premier, que é Donaldson Romeo.

Território

Montserrat é uma ilha do Caribe (ou Caraíbas), definida como território ultramarino do Reino Unido, ou seja, é um território que não recebeu independência ou que votou para permanecer como território sob domínio dos britânicos. Especificamente, Montserrat fica no Arquipélago de Barlavento, o qual concentra importantes ilhas da América, como Granada, Martinica, Santa Lúcia, Barbados, Guadalupe, Dominica, Trinidad e Tobago, além de Montserrat.

O território de Montserrat possui cerca de 102 km² de extensão, o qual está situado na porção Norte do continente americano.

Vulcões

Um dos maiores problemas enfrentados pela ilha, além do seu território limitado, é a existência de vulcões ativos que ameaçam a tranquilidade do local.

Na década de 1990, quando houve uma expressiva erupção vulcânica na ilha, parte do território foi devastado, afastando uma grande parcela da população e destruindo infraestruturas existentes, como portos e aeroportos, o que impactou profundamente a economia da ilha.

Veja também: Vulcões no Brasil – Fotos e informações

Economia

Os solos de Montserrat são bastante férteis, justamente pela atividade vulcânica da ilha, que faz com que haja a presença de nutrientes nos solos, o que auxilia nas atividades agrícolas. Pelo espaço limitado, a economia de Montserrat depende das importações, já que nem tudo pode ser produzido na ilha.

Assim, os preços pagos pelos produtos em Montserrat dependem muito das flutuações dos preços no mercado mundial, tornando a ilha dependente da economia mundial. Os maquinários utilizados na ilha, os meios de transporte, boa parte dos alimentos, os produtos manufaturados, os combustíveis e muitos outros produtos são importador por Montserrat.

Turismo

Os pontos fortes da economia de Montserrat são o turismo, já que a ilha possui muitos lugares bonitos para visitação, e também a pesca, pela grande disponibilidade de peixes na região.

População

A população da ilha modificou-se muito ao longo do tempo, especialmente devido a erupção vulcânica ocorrida na década de 1990, sendo que hoje a população de Montserrat está estimada em 5.186 pessoas.

Plymouth é a capital de Montserrat, e sofreu intensamente com a erupção vulcânica no ano de 1997, quando o vulcão Soufriere Hills entrou em erupção, devastando parte do território.

A capital do território já estava sendo abandonada desde o ano anterior, quando foi previsto que o vulcão entraria em atividade, mas ainda assim, muitas pessoas não quiseram sair de suas casas.

A presença de vulcões ativos é um fator de repulsão da população em Montserrat, inclusive em relação ao turismo. Para conhecer mais sobre as paisagens em Montserrat, acesse o site http://www.visitmontserrat.com/.

 

Referências

» MONTSERRAT. Caribe Insider. Disponível em: http://www.caribeinsider.com/es/economia/232. Acesso em 18 de abril de 2018.

» OS SÍMBOLOS da Irlanda. Brasil com Z. Disponível em: https://blogbrasilcomz.com/2017/05/01/os-simbolos-da-irlanda/. Acesso em 18 de abril de 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).