Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma das regiões do globo que mais gera curiosidade nas pessoas, isso porque eventos supostamente misteriosos acontecem nesta região. Esta área é especialmente referenciada pelo desaparecimento de embarcações e aeronaves que a cruzam, e cujos acontecimentos ainda geram inquietações, principalmente porque muitos não foram solucionados.

Geograficamente, o Triângulo das Bermudas fica em uma área sobre as águas do Mar do Caribe, formando um triângulo em relação às porções continentais. Apesar dos mistérios, hipóteses científicas ao longo da história tentam desvendar o que de fato teria motivado os incidentes ocorridos nesse famoso lugar.

O que é o Triângulo das Bermudas?

Quando se fala em Triângulo das Bermudas é comum que as pessoas fiquem curiosas, pois certamente já ouviram histórias de eventos misteriosos que ocorreram nesta região do globo. O fato é que, apesar das especulações, poucas pessoas sabem realmente o que é esta região e o que acontece nela.

Ao longo da história, vários aviões que sobrevoavam a região do Triângulo das Bermudas simplesmente sumiram, sem deixar qualquer informação sobre seu paradeiro. O mesmo ocorreu com embarcações que cruzavam a região, e que também desapareceram com sua tripulação.

Por conta dos acontecimentos, ronda um mistério acerca do Triângulo das Bermudas, e muitas teorias conspiratórias surgem buscando explicar os eventos ocorridos. No entanto, a visão científica dos fatos afirma que não há qualquer mistério, e que mesmo que alguns casos não tenham ainda sido desvendados, tudo pode ser explicado por falhas humanas ou circunstâncias naturais.

Onde fica o Triângulo das Bermudas?

A região física do Triângulo das Bermudas fica em uma área localizada no Oceano Atlântico, especificamente entre as Ilhas Bermudas (por isso do nome desta região), Porto Rico, que é um território dos Estados Unidos, Fort Lauderdale no estado norte-americano da Flórida e ainda Bahamas, na América Central. Essa área possui um formato triangular, por isso da denominação da referida região.

Triângulo das Bermudas

Mistério que cerca o Triângulo das Bermudas (Imagem: Reprodução | Google Earth)

 

A história acerca do Triângulo das Bermudas é conhecida por pessoas do mundo todo, e talvez seja um dos mistérios mais duradouros da história, porque realmente muitas ocorrências não foram explicadas até hoje. Isso faz com que muitas especulações e teorias surjam.

Os principais acontecimentos que causam inquietações são o desaparecimento de aviões e embarcações que estariam cruzando esta região. Há registros de aviões e barcos que simplesmente sumiram, sem deixar qualquer rastro de informação ou possibilidade de busca.

Obviamente, as pessoas que ocupavam estes meios de transporte, somem por completo, e suas famílias nunca mais têm notícias destes. Com isso, pairam questionamentos se estas pessoas estariam mortas, teriam sido abduzidas (alguns acreditam em interferência alienígena nesta região) ou teriam sido enviadas para algum outro espaço ainda desconhecido (outra dimensão).

Alguns dos acontecimentos no Triângulo das Bermudas foram explicados por pesquisadores que investigaram os casos, e teriam apontado causas humanas e naturais para os eventos. No entanto, existem muitas pessoas que não acreditam nestas explicações, devido às formas pelas quais acontece o sumiço dos barcos e aviões, e os mistérios continuam sendo nutridos ao longo da história.

Como não se sabe ao certo o que acontece nesta região, existem especulações de que os aviões possam sumir nas águas profundas ou talvez no ar rarefeito. Com isso, especula-se que possa haver uma abertura no Oceano Atlântico por onde estes aviões sejam sugados. Ou então, que estes simplesmente se desintegrem no ar, ou tenham sido abduzidos por óvnis. Estas são algumas das muitas teorias que se criaram para tentar explicar o que ocorre nesta misteriosa região do globo.

Primeiros relatos

O conceito de “Triângulo das Bermudas” foi criado no ano de 1964 pelo escritor Vincent Gaddis, embora sem a pretensão de estipular um conceito permanente. No entanto, foi Charles Berlitz quem popularizou o conceito em anos posteriores, através de seus estudos ligados ao campo da paranormalidade, e que deram origem ao seu famoso livro “O Triângulo das Bermudas: a história incrível de estranhos e inexplicáveis desaparecimentos”, publicado no ano de 1974.

No entanto, as histórias sobre esta região são ainda mais antigas. Desde o período das primeiras navegações já havia registros de embarcações que teriam sumido na região. O tráfego marítimo sempre foi expressivo nesta região, especialmente neste primeiro momento, quando os barcos, movidos pelos ventos, aproveitavam a Corrente do Golfo para impulsionar a viagem.

Além das embarcações, existem também vários casos de aviões que sumiram na região. Um dos primeiros relatos é o voo 441, ocorrido em outubro de 1954, o qual transportava 42 passageiros, dentre os quais estavam inclusos fuzileiros navais norte-americanos e também seus familiares. Antes disso, em 1948, houve um incidente bem parecido com esse, no entanto, com um voo da British South American Airways. Como estes, existem vários registros na internet que mostram casos que até hoje não foram explicados.

É preciso destacar que não é apenas nesta região do globo que são registrados eventos de desaparecimento de aeronaves. Um dos casos mais recentes e que mais causa inquietações é o do voo da Malaysia Airlines MH370, que ocorreu em 2014, levando 227 passageiros e 12 tripulantes, a aeronave simplesmente desapareceu dos radares após uma hora de voo. A questão é que esta aeronave não estava na região do Triângulo das Bermudas, mas sim sobre o Golfo da Tailândia, no Mar da China. Até hoje esse acontecimento é um mistério!

Possíveis explicações

Existe uma variada gama de possíveis explicações para os acontecimentos no Triângulo das Bermudas, indo desde hipóteses mais místicas até científicas.

Algumas pessoas acreditam que haja interferência de extraterrestres nestes casos, sendo as aeronaves abduzidas quando passam por esta região. Mas existem explicações com base científica também, as quais apontam para diversas causas.

Uma das explicações mais comuns é a existência de anomalias magnéticas terrestres nesta região, o que causaria problemas nas bússolas, mudando as rotas das viagens e podendo causar acidentes.

Uma hipótese bastante comum também é a existência de erro humano, ou seja, um equívoco de cálculos ou falta de manutenção com as máquinas, sejam elas aviões ou barcos.

Causas naturais são também apontadas como base para os acontecimentos na região, como os furacões comuns nesta região de águas tropicais, ondas gigantes ocasionadas pelas dinâmicas do oceano, a própria velocidade da Corrente do Golfo. A presença de hidratos de metano na água também é indicada como uma das possíveis causas para os incidentes, já que esta produziria águas espumosas, o que faria com que os barcos afundassem rapidamente.

Várias são as hipóteses para explicar os fenômenos no Triângulo das Bermudas, mas a falta de um apontamento concreto faz com que estes acontecimentos sejam ainda considerados como mistérios, e sejam perpetuados ao longo do tempo.

Referências

» RADFORD, Benjamin. Live Science. Bermuda Triangle: Where Facts Disappear. 2012. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).