Literatura

Literatura (do latim litteratura = arte de escrever, literatura, a partir da palavra littera = letra) é a arte de compor escritos artísticos, seja em prosa ou em verso, segundo princípios teóricos e práticos e o exercício dessa arte. Refere-se ao conjunto de saberes e competências para escrever e ler bem, e o conceito relaciona-se com as artes da gramática, retórica e poética. Na Literatura, a linguagem é usada esteticamente e a língua é um meio de expressão.

O termo “Literatura” também é utilizado para designar um conjunto de textos que tratam sobre uma determinada arte ou ciência como, por exemplo, a literatura médica, a literatura portuguesa, brasileira, etc.

As primeiras obras da História de que se tem conhecimento são os poemas Ilíada e Odisséia, atribuídos ao grego Homero. Nos séculos I a.C. a II d.C., a literatura tem destaque na História da Roma Antiga e vários estilos praticados até hoje, como a sátira, têm origem na civilização romana.

A partir do século X, após a invasão dos bárbaros germânicos na Europa, os poemas começam a surgir, principalmente com narrativas que tratam de fatos de heroísmo e guerras.

O século XI é a época das Canções de Gesta, narrativas anônimas de tradição oral, que narram as aventuras vividas durante as guerras. Na prosa da Idade Média, destacam-se as novelas de cavalaria, como as lendas do rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

Nos séculos XII a XIV, tem-se o período do trovadorismo e das poesias líricas palacianas. Durante este período, também encontramos as cantigas de escárnio e de maldizer, que são poemas satíricos.

Durante os séculos XIV ao XVI, período do Humanismo Renascentista, a literatura mantém características religiosas, porém já começam a aparecer características que serão desenvolvidas no Renascimento, tais como a retomada de ideais da cultura Greco-Romana.

No século XVI, temos o Classicismo, com o resgate de formas e valores da cultura Greco-Romana.

Na primeira metade do século XIX, tem-se o Romantismo com a valorização da liberdade de criação; na segunda metade do mesmo século, há o Realismo.

A partir das décadas de 1910, os escritores começam a evitar as formas tradicionais, buscando revolucionar, traçar novos caminhos e formatos literários.

A Literatura é estudada em suas maiores formas, como o romance, novela, poesia, drama e conto; em seus gêneros, como comédia, drama, épico, romance, tragédia etc; e em suas escolas, correntes e movimentos literários.

Alguns escritores de destaque, nos diversos períodos literários e países, são os seguintes: Homero, Pindaro, Lucrécio, Cícero, Sêneca, Dante Alighieri, Gil Vicente, Luis de Camões, Miguel de Cervantes, Molière, Edgar Allan Poe, Gustave Flaubert, Fernando Pessoa, Pablo Neruda, Jorge Luis Borges, Julio Cortázar, Gabriel García Márquez, dentre muitos outros.