Questões e temas cobrados na prova de espanhol do Enem

Primeiro de tudo, você deve estar preparado para interpretação textual. Essa linha é seguida em todas as disciplinas


Caso você tenha optado por espanhol para responder sobre língua estrangeira na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, preste atenção em algumas dicas sobre os temas mais recorrentes nas últimas edições da prova.

Primeiro de tudo, você deve estar bem preparado para a parte de interpretação textual, já que essa é uma linha seguida em todas as disciplinas.

Vários artifícios são usados para levantar temáticas sobre a língua: charges, tirinhas e desenhos são algumas das principais.

Elas vem com diálogos em espanhol, mas as alternativas são em português, para que o candidato aponte a resposta correta.

Questões e temas cobrados na prova de espanhol do Enem

Foto: depositphotos

Veja o que estudar com ênfase

Interpretação textual

Assim como em qualquer outra matéria, a interpretação textual é exigida com bastante ênfase no Enem. As questões induzem que o aluno pense de forma contextualizada, não esperando que a resposta esteja prontinha, ao alcance dos olhos.

Por isso, é sempre bom prestar bem atenção na interpretação. Isso pode ser exercitado através de muita leitura e na resolução de questões de anos anteriores.

Procure dar bastante atenção nas charges, tirinhas e desenhos. Ao longo das edições anteriores, esse recurso vem sendo muito usado.

Pronomes

Na língua espanhola, os pronomes são usados para evitar as repetições nos textos e fazer com que eles sigam com mais coerência. Eles são bastante recorrentes nas provas do Enem, pois são usados rotineiramente entre as pessoas.

Falsos Cognatos

São palavras que se assemelham ao português mas que tem significado totalmente diferente em espanhol. Esse assunto é usado para confundir os estudantes.

Por isso ele deve ser visto com ainda mais atenção para evitar confusões na hora de interpretar o enunciado de uma questão.

Substantivos e adjetivos: gênero e número

Para se dar bem nas abordagens desses assuntos, o estudante devem saber as regras básicas de substantivos em espanhol.

Outra coisa que pode ajudar bastante é ter domínio da formação do feminino a partir do masculino. Na língua, muitas palavras podem mudar o sentido, dependendo do gênero.

Verbos

A partir da conjugação dos verbos e classificação, os alunos terão ainda mais segurança para responder alguns enunciados da prova de espanhol do Enem. Existem alguns verbos que não mudam seu radical, no espanhol, a exemplo do “comer”.

Ele é classificado como regular. Porém, “tener”, “poder” e “pedir” são irregulares e os estudantes devem estudá-los com atenção.


Reportar erro