Questões e temas de literatura que caem no Enem

As questões de literatura aparecem na prova de Linguagens Códigos e Suas Tecnologias. É importante ler as obras exigidas e conhecer mais sobre os autores


A principal forma de ingressar nas universidades mudou muito de uns anos para cá. Geralmente, os vestibulares eram feitos em fases, somados e divididos de acordo com o peso de cada matéria de acordo com as exigências dos cursos.

Hoje em dia com o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) sendo a principal forma de entrar na maiorias das universidades do país, tornou-se essencial saber um pouco sobre cada matéria. Não mais apenas das “específicas” de cada curso.

As questões de literatura aparecem na prova de Linguagens Códigos e Suas Tecnologias.

Questões e temas de literatura que caem no Enem

Foto: depositphotos

Elas fazem uma relação entre um texto literário e a criação de um pintor; um poema com uma história em quadrinhos; uma canção com uma charge; passagens de obras literárias com matérias jornalísticas, entre vários outros exemplos.

É de fundamental importância ler as obras exigidas pelo Enem e conhecer um pouco mais de outras obras dos autores, bem como sua vida pessoa. Conheça quais são os autores e assuntos mais cobrados na prova do Enem.

Questões de literatura mais cobradas no Enem

Modernismo

A maioria das questões giram em torno do modernismo, suas fases e autores. Os mais lembrados no Enem são Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Graciliano Ramos, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

Realismo

As objetividades das ideias do realismo costumam ser lembradas nas questões do Enem. É fundamental conhecer um pouco mais da vida e obra de atores como Machado de Assis.

Romantismo

Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Manuel Antônio de Almeida, José de Alencar e Gonçalves Dias são alguns dos autores do romantismo que costumam cair no dia da avaliação.

Também é importante conhecer o contexto histórico da época, as principais características de cada movimento e precursores.


Reportar erro