Veja como deverá ser a primeira cidade do Planeta totalmente sustentável

A primeira cidade carbono-zero está deixando de ser apenas um sonho. Conheça Masdar, a primeira cidade totalmente sustentável do planeta


Já pensou em uma cidade totalmente sustentável e autossuficiente em energia? Parece coisa de ficção, mas, graças aos incríveis avanços da tecnologia, a primeira cidade carbono-zero está deixando de ser apenas um sonho distante desde 2008.

Masdar (“fonte” em árabe) City, localizada em um deserto nos Emirados Árabes Unidos, a 30 km da capital Abu Dhabi, será a primeira cidade totalmente sustentável do planeta.

Como será o funcionamento de Masdar City?

Imagem de Masdar City, próximo de Abu Dhabi

Fotos: Depositphotos

Atualmente, a área é apenas um canteiro de obras ao redor de seis prédios e o Instituto de Ciência e Tecnologia, no entanto, até 2030, ano previsto para a sua conclusão, a primeira cidade totalmente sustentável do planeta abrigará 40 mil habitantes e 1,5 mil empresas de tecnologia limpa. Algumas gigantes já estão confirmadas, incluindo a General Electric, Siemens e Mitsubishi. O orçamento de todo o projeto gira em aproximadamente US$ 22 bilhões.

Mas, afinal, como será o funcionamento desta cidade futurística? Para alcançar o seu objetivo, ela empregará apenas energias renováveis, terá apenas transporte público movido a eletricidade (que funcionarão apenas no subsolo ou em trilhos suspensos, a fim de evitar a formação de trânsito), neutralizará toda a sua emissão de carbono e reutilizará todo o lixo produzido, com uma usina de compostagem que transformará o material orgânico em adubo.

O projeto urbanístico da primeira cidade carbono-zero

Imagem de Masdar City, próximo de Abu Dhabi

O projeto urbanístico de Masdar City é do arquiteto inglês Norman Foster. Os prédios contarão com um design inteligente, com a instalação de painéis solares no telhado e estrutura com isolamento térmico. Para facilitar o isolamento térmico, as construções terão elementos estruturais como madeira certificada e paredes duplas.

A cidade está sendo construída sobre uma elevação de 7 metros, com o objetivo de aproveitar a brisa que vem do deserto. A água do mar da Arábia dessalinizada e reaproveitada será a responsável pelo abastecimento dos prédios da cidade totalmente sustentável.

Um dos objetivos da cidade totalmente sustentável é consumir 50% menos água do que a média mundial. Para economizar energia, os sensores instalados nos edifícios desligarão fogões, chuveiros e luzes ligados há muito tempo.

Aproveitamento da energia solar

Imagem de Masdar City, próximo de Abu Dhabi

Foto: Depositphotos

Masdar City está sendo construída em uma região que recebe quase 12 horas diárias de sol. Por isto, usinas solares com imensos painéis foram estrategicamente distribuídas ao redor do local. Os moradores da cidade do futuro também terão uma torre de energia eólica de 45 metros que captará as correntes de ar frio e informará a quantidade de energia consumida no dia.

Já para evitar o sol ardente da região, as ruas serão estreitas para potencializar a formação de sombras.


Reportar erro