Biografia da ex-primeira dama Marisa Letícia

Marisa Letícia Rocco Casa, mais conhecida como Marisa Letícia Lula da Silva foi a esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ex-primeira dama do Brasil nos anos de 2003 a 2011.

Nascida de uma família de imigrantes italianos, Marisa é filha de Antônio João Casa e Regina Rocco. A ex-primeira dama tinha dez irmãos e morou até os cinco anos de idade em um sítio em uma casa construída pelo avô paterno.

Em 1955, toda a família de Marisa mudou-se para o centro de São Bernardo do Campo, São Paulo. Ela frequentou humildes escolas e enquanto cursava o quarto ano (terceira série) foi transferida para o Grupo Escolar Maria Iracema Munhoz. Aos nove anos Marisa já tinha sido pagem de três outras garotas.

Biografia da ex-primeira dama Marisa

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Dos treze aos dezenove anos, Marisa começou a trabalhar embalando bombons em uma fábrica de chocolate. Aos dezenove conheceu seu primeiro marido, o taxista Marcos Cláudio, pai do seu primeiro filho, Marcos. Alguns meses depois de se casarem, quando ainda estava grávida, o esposo de Marisa foi assassinado.

Em 1973, começou a trabalhar com inspetora de alunos em colégio estadual. No mesmo ano conheceu seu segundo marido, Lula, no Sindicato dos Metalúrgicos. Sete meses depois os dois se casaram. Da relação que durou mais de trinta anos surgiram os filhos Fábio, Sandro, Luís Cláudio e sua enteada, Lurian.

Marisa começou sua militância na política junto com o marido, eleito presidente do Sindicato em 1975. Ela liderou a Passeata das Mulheres, em protesto pela liberdade dos sindicalistas.

Durante as primeiras disputas eleitoras de Lula (1982, 1986, 1994 e 1998), Marisa dedicou-se a cuidar da casa e dos seus filhos. Mas na campanha de 2002, com os filhos já crescidos, a ex-primeira dama empenhou-se, exclusivamente, na campanha do marido.

Em 24 de janeiro de 2017, aos 66 anos, Marisa sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e foi internada na UTI do Hospital Sírio Libanês. Na manhã do dia 2 de fevereiro, Marisa teve morte cerebral e no mesmo dia a família autorizou a doação de órgãos.

Sobre o autor

Formada em Jornalismo pela Unicap, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pela Devry, fez intercâmbio na ETC School (em Bournemouth (UK)), professora de inglês e tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, produção de vídeo e foto e redação.