Michelle Bolsonaro: biografia da primeira-dama do Brasil

Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro nasceu em Ceilândia do Norte, cidade-satélite do Distrito Federal

Michelle Bolsonaro é a 37ª primeira-dama do Brasil. Casada com o então presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL), com quem tem uma filha, ela desperta a curiosidade nos brasileiros.

Onde nasceu Michelle Bolsonaro? Quantos anos tem a primeira-dama do Brasil? Qual a formação da esposa de Bolsonaro? Essas e outras questões são respondidas nesse artigo, que trata da biografia dessa mais nova personalidade brasileira.

Confira a seguir mais detalhes da vida pessoal de Michelle, desde o nascimento até o casamento com Jair Messias. Além disso, entenda a proximidade que ela possui com libras, a língua brasileira de sinais.

Biografia de Michelle Bolsonaro

Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro nasceu em Ceilândia do Norte, cidade-satélite do Distrito Federal (DF), em 22 de março de 1980. Filha de Maria da Graça Firmo Ferreira e do cearense Vicente de Paulo Reinaldo, a primeira-dama do Brasil é a mais velha de cinco irmãos.

Michelle e Bolsonaro

Michelle Bolsonaro nasceu em Ceilândia, cidade-satélite de Brasília (Foto: Facebook de Jair Messias Bolsonaro)

Ceilândia é a maior região administrativa do DF, com 490 mil habitantes. No entanto, é uma área bastante carente. Inclusive, está entre as que possuem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Mas foi nessa cidade-satélite que a esposa de Jair Messias Bolsonaro passou toda a sua infância e adolescência, convivendo com tios e avós com quem aprendeu diversos ensinamentos. Por exemplo, através da deficiência do seu tio Gilberto, Michelle se interessou pela língua brasileira de sinais. Sozinha buscou se aprofundar no estudo de libras e hoje domina essa linguagem.

Em depoimento para o programa eleitoral do Partido Social Liberal (PSL), partido de Bolsonaro, a primeira-dama conta a influência de Gilberto na sua trajetória. “Ele que plantou essa sementinha na minha vida, me despertou o amor pelas libras, fui estudar e aprendi sozinha. Esse amor só foi aumentando.”

Antes do casamento com Bolsonaro, Michelle teve um outro relacionamento. Dessa relação nasceu sua primeira filha, Letícia Aguiar. Mas após o casamento, o político assumiu a menina.

Já em 2010, Laura Bolsonaro chegava ao mundo para completar a família. Além de Letícia, a caçula também tem como irmãos os quatro filhos de Jair Messias, são eles: Eduardo Bolsonaro, Flávio, Carlos e Jair Renan. Todos frutos de casamentos anteriores do então presidente.

Atualmente, Michelle mora com o marido e as duas filhas na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Formação

Michelle de Paula tem o ensino médio completo e quando morava em Brasília teve várias experiências profissionais. Durante a adolescência trabalhou como modelo, mas foi aconselhada por uma companheira de igreja a se afastar da carreira.

Em seguida, começou a trabalhar em supermercados como demonstradora de alimentos e vinho. Foi então que surgiu a oportunidade de ser secretária parlamentar na Câmara de Deputados, cargo esse que exerceu por mais de 10 anos.

E foi trabalhando no congresso que conheceu Bolsonaro, em 2006. Nessa época, o político atuava como deputado federal. Mas devido a Lei de Nepotismo, o Supremo Tribunal Federal afastou Michelle da função após o casamento.

Atualmente, a primeira-dama integra o Ministério de Surdos e Mudos da Igreja Batista Atitude, instituição religiosa que frequenta com a família nos domingos. Por essa razão, atua como intérprete de libras durante os cultos da igreja.

Esposa de Bolsonaro

O relacionamento com Bolsonaro começou rapidamente. Em cinco meses se conheceram, começaram a namorar, noivaram e se casaram. Em 2013 o casal oficializou o casamento com uma cerimônia conduzida pelo Pastor Silas Malafaia, apesar de Jair Messias ser católico.

Bolsonaro e a filha Laura

Laura é fruto do casamento de Michelle com Bolsonaro (Foto: Facebook de Jair Messias Bolsonaro)

Apesar de ser esposa de Bolsonaro, Michelle de Paula sempre preferiu ficar por trás das câmeras. Conhecida pelo pulso firme com as filhas, mantém uma boa relação com os demais filhos de Bolsonaro.

No último programa eleitoral do presidente, a primeira-dama deixou claro o pai carinhoso e o marido preocupado que Jair Messias sempre foi com ela e as filhas.

Atentado na campanha

Durante a campanha para presidente, Bolsonaro sofreu um atentado que chocou todos da família, inclusive Michelle. No meio da multidão, Adélio Bispo de Oliveira empurrou uma faca contra o abdômen do candidato.

Mas em todo o percurso de tratamento, o então presidente pode contar com o apoio e as orações da esposa.

Atuação na política e trabalho social da primeira-dama

Pela primeira vez no Brasil, uma primeira-dama quebra o protocolo e discursa durante a cerimônia de posse. Michelle de Paula discursou antes de Bolsonaro e utilizou da linguagem de libras para se comunicar com o público e mandar seu recado.

Através dele, Michelle se colocou à disposição das pessoas com deficiência e dos que se sentem esquecidos pelo Brasil.

Desde a posse, a primeira-dama assumiu a função exercida por Marcela Temer, nos últimos dois anos de governo. Agora, Michelle Bolsonaro é embaixadora do programa “Criança Feliz”. Esse é um projeto criado com o intuito de dar assistência médica e psicológica para crianças carentes de 0 a 3 anos.

Discurso de Michelle Bolsonaro na íntegra

“Boa tarde a todos. É uma grande honra e uma grande alegria está aqui nesse momento tão especial e importante para o nosso país. Momento de agradecer a todos vocês, brasileiros e brasileiras, crianças, jovens e idosos, por todo apoio e pelo carinho desde o início da nossa campanha.

Agradeço muito também a todos aqueles que demonstraram sua solidariedade durante os momentos mais difíceis pelos quais meu esposo passou recentemente. Muita gratidão a Deus, à minha família e aos meus amigos. Em especial quero agradecer ao meu enteado Carlos, por toda ajuda e parceria durante os 23 dias que passamos dentro do hospital em São Paulo. Agradeço ainda à população brasileira pelas orações que nos deram tanta coragem para seguirmos adiante.

Agradeço a Deus essa grande oportunidade de poder ajudar as pessoas que mais precisam. Trabalho de ajuda ao próximo que sempre fez parte da minha vida e que a partir de agora, como primeira-dama, posso ampliar de maneira ainda mais significativa. É uma grande satisfação, é um privilégio poder contribuir e trabalhar para toda sociedade brasileira.

As eleições deram voz a quem não era ouvido e a voz das urnas foram claras. O cidadão brasileiro quer segurança, paz e prosperidade. Um país onde sejamos todos respeitados. 

Gostaria, de modo muito especial, de dirigir-me à comunidade surda, as pessoas com deficiência e todos aqueles que se sentem esquecidos. Vocês serão valorizados e terão os direitos respeitados. Tenho esse chamado no meu coração e desejo contribuir na promoção do ser humano. 

Agradeço aos intérpretes de libras do Brasil que têm feito um trabalho de inclusão tão importante. Em especial ao meu amado esposo, o nosso presidente, para quem peço o apoio de todos vocês.

Estamos todos de um lado só. Juntos alcançaremos o Brasil próspero, com amor, ordem, progresso, paz, educação e liberdade para todos. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Muito obrigada e que Deus abençoe.” 

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.