Significado da bandeira da Finlândia

Com uma proporção oficial de 11:18, a bandeira da Finlândia possui duas faixas azuis que se cruzam no canto esquerdo da bandeira de fundo branco

Nesse texto você vai conhecer o significado da bandeira da Finlândia, quando ela foi criada e quais influências sofreu para adotar as cores e símbolos atuais. Veja a seguir!

A República da Finlândia, cuja capital é Helsinque, é um país nórdico localizado na região da Fino-Escandinávia. A Finlândia está localizada na porção norte da Europa, e é conhecida por seu desenvolvimento socioeconômico, especialmente a Educação. Na Finlândia, existem dois idiomas oficiais, sendo eles a língua finlandesa e a língua sueca.

A Finlândia é um dos países que fazem parte da chamada Península Escandinava, a qual é a maior península em extensão do continente europeu. Essa península é rodeada pelo Mar Báltico em sua porção Leste, bem como pelos estreitos de Oresund, Categate e Escagerraque, e ainda pelo Mar do Norte e pelo Oceano Atlântico na porção Oeste, e pelo Oceano Glacial Ártico na porção Norte.

Em relação ao território da Finlândia, este tem fronteiras com a Suécia a Oeste, com a Rússia a Leste e com a Noruega ao Norte, bem como com a Estônia na porção Sul por via do Golfo da Finlândia.

Bandeira da Finlândia: Qual o significado?

A bandeira da Finlândia possui uma composição bastante simples, apenas com duas cores. A bandeira foi oficialmente adotada no ano de 1918, após a independência do país em relação a Rússia.

A independência da Finlândia foi adotada pelo parlamento da Finlândia em 6 de dezembro de 1917, a qual se tornou um Estado soberano, a República da Finlândia. A proporção oficial da bandeira da Finlândia é de 11:18. A Finlândia tem ainda outros elementos que compõem sua identidade, como o Hino da Finlândia, bem como o Brasão de armas da Finlândia.

Bandeira da Finlândia

Assim como as bandeiras dos países escandinavos, a da Finlândia traz a cruz nórdica (Foto: depositphotos)

Cores

São apenas duas cores que formam a composição da bandeira da Finlândia, sendo elas o branco e o azul. A cor branca recobre todo fundo da bandeira, estando sobre esta uma cruz escandinava na cor azul.

Faixas

A bandeira da Finlândia tem sua composição com base na cruz nórdica, ou cruz escandinava, a qual é também utilizada pelos outros países escandinavos, como a Islândia, a Noruega, a Suécia e a Dinamarca. A cruz nórdica, diferente da cruz grega (centrada) é uma cruz com configuração mais estendida, a qual vai de uma extremidade horizontal até a outra.

A cruz escandinava começa na porção esquerda da bandeira, próxima do mastro, e se estende para a porção direita da bandeira, ocupando todo seu espaço. É uma cruz que se refere ao Cristianismo. Todas as bandeiras dos países da Escandinávia possuem apenas duas cores, apenas a da Noruega e a da Islândia têm três cores, mas todas elas têm a cruz na mesma configuração.

Veja também: Significado da bandeira da Noruega

Curiosidades e aspectos do país

As principais cidades da Finlândia são Helsinque, Espoo, Tampere, Vantaa e Turku. A capital da Finlândia é Helsinque, uma cidade com mais de 600 mil habitantes, em um território de 184,5 km².

A Finlândia é mundialmente conhecida pela qualidade de seu sistema educacional, considerado um dos mais eficientes do mundo. Dentre os pontos turísticos de maior destaque da Finlândia estão sua capital, Helsinque, com importantes museus e construções históricas. As belezas naturais da Finlândia são formadas por florestas, rios e lagos.

Na Lapônia, uma das regiões da Finlândia, é possível ver o lindo fenômeno da Aurora Boreal. A Lapônia é também conhecida como a terra do Papai Noel. A Finlândia é também conhecida por ser um dos países menos corruptos do mundo, e por apresentar uma qualidade de vida excepcional para sua população.

População da Finlândia

A Finlândia tem uma população com mais de 5 milhões de habitantes. O país possui duas línguas oficiais, sendo elas a Língua finlandesa e a Língua sueca. Em relação a religião, há uma predominância da Igreja Evangélica Luterana, a qual é a principal instituição religiosa do país, abrangendo cerca de 85% da população finlandesa.

Há ainda a Igreja Ortodoxa Finlandesa, a qual abarca apenas 1% da população. Por conta do clima gélido na porção mais setentrional da Finlândia, esta área é pouco habitada. Dentre os países europeus, a Finlândia é um dos menos habitados.

Os povos habitantes mais antigos da Finlândia são os lapões, e a Finlândia já fez parte do Império Sueco, o que se reflete na cultura geral do país. A expectativa de vida na Finlândia é elevada, o que é reflexo da qualidade de vida desse povo. Como outros países desenvolvidos, a Finlândia vem passando por um processo de envelhecimento populacional.

Economia da Finlândia

Devido ao clima da Finlândia, a agricultura não encontra condições muito propícias para seu desenvolvimento naquele país, apesar disso, a agricultura abastece em grande parte as necessidades do país. Em relação a indústria, destacam-se a madeireira, a metalurgia, a engenharia, as telecomunicações e ainda os produtos eletrônicos. A exploração madeireira é uma das mais importantes fontes de renda do país.

Veja também: Aurora boreal: onde ver e o que é esse fenômeno?

A economia finlandesa é também impulsionada pelas atividades turísticas no país, sendo que o setor de serviços é o mais desenvolvido na Finlândia. Dentre os principais destinos de exportação da Finlândia estão a Alemanha, a Suécia, os Estados Unidos, a Holanda e ainda a China. Já as importações advêm principalmente da Alemanha, da Suécia, da Rússia, da China e também da Holanda.

Mapa

O mapa apresentado mostra o território da Finlândia, sua localização e suas fronteiras.

A Finlândia e seu desenvolvimento

A República da Finlândia, país nórdico da Europa, cuja capital é Helsinque, é um dos países mais desenvolvidos do mundo. O território do país está localizado na região da Fino-Escandinávia, especificamente no norte da Europa.

Por conta de sua história, a Finlândia possui dois idiomas oficiais, a Língua sueca e a Língua finlandesa. A bandeira da Finlândia possui uma composição simples, apenas com duas cores, sendo elas o brando e o azul. O branco recobre todo fundo da bandeira, sobre o qual está uma cruz nórdica, ou cruz escandinava, na cor azul. A Finlândia tem uma economia bem desenvolvida, com destaque para a prestação de serviços e a industrialização.

Além disso, o país é mundialmente conhecido pelo desenvolvimento na área da educação, com um dos sistemas educacionais mais eficazes do mundo.

 

Referências

» CULTURA Finlandesa. Embaixada da Finlândia. Brasília-São Paulo. Disponível em: http://www.finlandia.org.br/public/default.aspx?nodeid=39479&contentlan=17&culture=pt-BR. Acesso em: 04 de julho de 2018.

» INDUSTRIA e Economia. Embaixada da Finlândia. Brasília-São Paulo. Disponível em: http://www.finlandia.org.br/public/default.aspx?nodeid=39439&contentlan=17&culture=pt-BR. Acesso em: 04 de julho de 2018.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).