Biografia de Érico Veríssimo

Um dos melhores romancistas brasileiros, Érico Veríssimo nasceu em 1905 e fez parte do segundo tempo do modernismo. Nascido em Cruz Alta, no Rio…


Um dos melhores romancistas brasileiros, Érico Veríssimo nasceu em 1905 e fez parte do segundo tempo do modernismo. Nascido em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Veríssimo era de família rica e tradicional, mas que perdeu tudo no começo do século. Diante das dificuldades que sua família viveu, Érico concluiu o 1° grau em Porto Alegre e então voltou a sua cidade, onde começou a trabalhar como bancário, e em seguida, aceitando uma proposta de um amigo de seu pai, como sócio de uma farmácia. Na mesma época, dava aulas de literatura e inglês, e começou a namorar sua futura esposa, Mafalda. Começou a trabalhar como desenhista e, após um período, ingressou na Editora Globo no cargo de Secretário do Departamento Editorial. Percorreu uma trajetória literária significativa e marcante para o Brasil recebendo diversos prêmios. A casa onde nasceu foi transformada em museu no ano de 1969. O autor faleceu em 1975, vítima de enfarte, deixando sua autobiografia incompleta.

Biografia de Érico Veríssimo

Foto: Reprodução

Histórico literário de Érico Veríssimo

No ano de 1929, Érico Veríssimo publicou seus primeiros contos: “Chico: um conto de Natal” no “Cruz Alta em Revista” e os contos “Ladrão de Gado” e “A tragédia dum homem gordo” na “Revista do Globo”. A farmácia em que era sócio faliu em 1930 e então o autor mudou-se para Porto Alegre, onde passou a conviver com escritores renomados como Augusto Meyer, Guilhermino César e Mário Quintana. Na mesma época, foi contratado para trabalhar como secretário da redação da Revista do Globo.

No ano em que se casou com Mafalda Halfen Volpe – 1931 -, o autor fez as traduções das obras de Edgar Wallace, “O Sineiro”, “O Círculo Vermelho” e “A Porta das Sete Chaves”. Foi promovido, no ano de 1932, a diretor da Revista do Globo e, no mesmo período, assumiu o departamento editorial da Livraria do Globo, onde sua obra estreante foi “Fantoches”, coletânea de histórias na forma de peças de teatro.

1933 foi o ano em que lançou seu primeiro romance, “Clarissa”. Seu primeiro livro infantil foi lançado em 1936 com o título de “As Aventuras do Avião Vermelho”. Em seguida, o autor criou um programa infantil na Rádio Farroupilha com o nome de “Clube dos três porquinhos”.

Um de seus maiores sucessos, “Olhai os Lírios do Campo”, foi lançado no ano de 1938, e a partir de então, publicou muitas obras infantis e adultas. Após passar três meses nos Estados Unidos, transmitiu suas impressões do país no livro “Gato Preto em Campo de Neve”. Com a chegada da ditadura no Brasil, Érico Veríssimo foi lecionar na Universidade da Califórnia, temeroso com a fase no país. Quando retornou ao Brasil, escreveu o livro “A Volta do Gato Preto”.

Características

Érico Veríssimo teve três fases literárias:

Romance Urbano: nesta fase, o autor retratou a vida da pequena burguesia por meio de uma visão lírica, crítica, com linguagem tradicional e otimismo. As obras destaques do autor nesta época são “Caminhos Cruzados”, “Clarissa” e “Olhai os Lírios do Campo”.

Romance Histórico: sua obra de romance histórico, a trilogia “O Tempo e o Vento”, retratou os duzentos anos da história do Rio Grande do Sul.

Romance Político: fase vivida durante a ditadura militar, denunciava os males causados pelo do autoritarismo e as violações dos direitos humanos. As obras destaque são “O Senhor Embaixador” e “Incidente em Antares”.


Reportar erro