Botânica

Botânica é a área da Biologia que se dedica ao estudo sistemático, morfológico, metabólico, evolutivo e reprodutivo das plantas e das algas


Botânica é o nome dado ao estudo de todas as plantas e algas. A palavra em si vem do grego bonaté, que significa “planta”, e que também deriva do verbo boskein, que quer dizer “alimentar”. É um ramo da biologia que investiga a morfologia, reprodução, metabolismo, anatomia, evolução, fisiologia, ecologia, distribuição, classificação, doenças e muitos outros aspectos que envolvem esses reinos.

Investigação antiga

A história dos estudos das plantas remete a um passado bastante longínquo. Por exemplo, o famoso filósofo Aristóteles classificou as plantas em “com flores” e “sem flores”. Em 370 a.C., um outro filósofo grego, chamado Teofrastus, escreveu dois tratados, chamados  “Sobre a História das Plantas” e “Sobre as Causas das Plantas”. Esses dois livros são considerados como a contribuição mais importante à ciência botânica durante a antiguidade e Idade Média.

O alemão Otto Brunfels, escreveu, no século XVI, uma obra chamada de Herbarium, que trazia informações precisas sobre as mais diversas espécies de plantas.

Botânica

Foto: Pixabay

Por que estudar as plantas?

As plantas são fundamentais para a vida na Terra. Elas nos proporcionam alimento, combustíveis, oxigênio e são primordiais para a manutenção do clima e das chuvas no planeta. Saber como podemos melhorar esses princípios, ou como desfrutar deles é a chave para o estudo da botânica. Podemos separar quatro particularidades básicas sobre a importância das plantas para a nossa sobrevivência:

  • Alimento – De forma direta (através do consumo de frutas, vegetais etc.), ou de forma indireta (através da carne), todos nós nos alimentamos de plantas. Elas são essenciais para que haja vida.
  • Mudanças ambientais – O desmatamento, por exemplo, causa um grande impacto ambiental, uma vez que as plantas são responsáveis pela transformação do gás carbônico em oxigênio, ainda protegem matas ciliares e são abrigo para as mais diversas espécies de animais. Sem elas, há todo um desequilíbrio do ecossistema.
  • Remédios naturais e materiais – As plantas, em sua maioria, trazem propriedades que funcionam como remédios naturais. Até mesmo os industrializados possuem plantas em suas composições, como é o caso da aspirina, que era produzida originalmente através da casca do salgueiro. Outros materiais, como o algodão, a madeira, os óleos etc. também são extraídos a partir das plantas.
  • Processos fundamentais – É possível estudar através das plantas processo fundamentais, como subdivisão celular ou síntese das proteínas, sem bater de frente com os dilemas éticos que se formam ao estudar animais ou humanos. Foi justamente dessa forma que o botânico Gregor Mendel descobriu as leis da herança genética, ao cruzar diferentes espécies de ervilhas.

Reportar erro