Qual o significado da bandeira da Irlanda?

A bandeira do país diz muito sobre ele. Descubra qual o significado da bandeira da Irlanda e qual a história por traz dela


Muitas vezes, a bandeira do país diz muito sobre ele. Representam guerras, mitos, religião, entre diversos outros acontecimentos.

Descubra qual o significado da bandeira da Irlanda e qual a história por traz dela.

A bandeira da Irlanda é bastante simples. Dividida em três colunas verticais, cada uma possuindo uma cor.

A primeira coluna é a cor verde, a do meio branca e por último a laranja.

História da bandeira da Irlanda

qual-o-significado-da-bandeira-da-irlanda

Foto: Pixabay

Não há nenhum símbolo que remeta a algum significado específico, mas as suas cores dizem muito. Desde sua história nas lutas mais marcantes à suas clemências por paz.

A luta para a Irlanda deixar de ser um país dependente é um assunto intenso. Em 1848 ela foi introduzida de maneira estratégica com fins revolucionários em busca de sua independência.

A bandeira como conhecemos foi adotada como símbolo oficial de República da Irlanda em 1919, durante a guerra de independência e, logo em seguida, usado pelo Estado Livre da Irlanda.

Significado das cores da bandeira da Irlanda

Na sequência, a primeira cor que aparece na bandeira é a verde. Ele associa a luta pela independência do país. Representa a tradição gaélica e o republicanismo, representando, sobretudo, a parte católica da Irlanda.

A segunda cor que aparece na bandeira é a branca. Ele representa um pedido de paz e a esperança de uma trégua nas batalhas.  Ela é a soma dos protestantes e católicos, gerando uma relação de união que pode vir a dar frutos.

Por último o laranja, que representa o lado da minoria. Os seguidores, quase todos protestantes, do rei da Inglaterra, Escócia e Irlanda no final do século XVII, Guilherme de Orange.


Reportar erro