Questões de tecnologia e sustentabilidade que podem cair no Enem

Uma forma do Enem associar a tecnologia com um tema atual é relacionar às Olimpíadas e à sustentabilidade


A importância da tecnologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é inquestionável.

Isso é algo que fica notório quando nos deparamos com os nomes dos cadernos das provas: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

É uma forma de associar a tecnologia com algum tema atual e que esteve em constante destaque na mídia (algo sempre feito pelo Enem) é relacionar o assunto com as Olimpíadas que aconteceram no Rio de Janeiro e sustentabilidade.

Questões de tecnologia e sustentabilidade que podem cair no Enem

Foto: depositphotos

Tecnologia, sustentabilidade e Olimpíadas

Foi a tecnologia que fez as Olimpíadas de 2016 uma das mais sustentáveis da história. Os recursos foram pensados para que se pudesse aproveitar da melhor maneira possível os legados do evento e deixar um exemplo para o resto do mundo.

Quando se pensa em lugares que irão sediar grandes eventos, logo se imagina no que irá acontecer quando ele se encerrar. Principalmente no que será feito com tantas obras que foram pensadas somente para a ocasião.

Por isso, uma arquitetura nômade foi pensada. Com o fim dos jogos olímpicos duas construções que foram erguidas pensando no evento serão desmontadas e transferidas.

Já que essas grandes estruturas pouco serão usadas pela população após o encerramento. A quadra que sediou os jogos de handebol, por exemplo, também foi pensado com a mesma intensão.

A estrutura metálica modular que envolve a quadra são duas partes independentes e podem ser separadas. Com o fim dos jogos essa estrutura irá virar material para construção de quatro escolas municipais.

Para um evento sem apagões ou maiores sustos, o comitê olímpico precisou pensar em algo que fosse eficiente para suportar tanta energia e de maneira sustentável.

Por isso foi escolhida a LED, que consome 50% menos de energia, possui menores custos de manutenção, tem um tempo de vida útil maior e pode ser reutilizada em futuras construções.

No ponto de vista somente tecnológico, uma grande novidade nos jogos olímpicos de 2016 foram as câmeras photofinis.

Ela é capaz de capturar a imagem de cada atleta assim que a linha de chegada for cruzada. Essa nova versão do aparelho é capaz de registrar 10 mil fotos digitais em linha vertical por segundo.

O atleta de Bahrein, Andrew Fisher foi eliminado da prova dos 100 m rasos após queimar a largada nas Olimpíadas de 2016.

Os novos sensores usados nos blocos de partida foram aprimorados e agora medem 4 mil vezes por segundo a força do atleta no suporte do pé. Por isso, quando o competidor larga antes da autorização, o sensor acusa.

Questões que podem envolver tecnologia e sustentabilidade no Enem

Fique atento à questões que envolvam câmera, foto, espelho, geradores de energia, bateria, velocidade, força, reciclagem, entre outros.

O tema também pode ser lembrado na hora da redação, como por exemplo: “Como a ciência e a tecnologia podem gerar benefícios para o mundo dos esportes” ou “os papéis das empresas na sustentabilidade”.


Reportar erro