,

Art Noveau

Art Nouveau, ou Arte Nova, é um estilo artístico internacional de arquitetura e de artes decorativas, que se desenvolve entre 1890 e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Surge primeiramente na Europa e, posteriormente, espalha-se para o resto do mundo através de exposições, feiras mundiais, espetáculos, revistas e publicidade.

Trata-se de uma reação à Arte Acadêmica do século XIX e às expressões líricas dos românticos. Acaba sendo fortemente inspirada por formas e estruturas naturais, interessando mais às Artes Aplicadas, incluindo a arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas, mobiliário e outras.

A expressão francesa art nouveau é também conhecida como Jugendstil, termo alemão para “estilo de juventude”. O estilo teve origem na galeria parisiense L’Art Nouveau, aberta no ano de 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing.

Atualmente, o estilo artístico internacional é considerado uma importante transição entre o historicismo e o modernismo. Acompanhe a seguir o contexto histórico desse movimento, as suas principais características, como ele se desenvolveu no Brasil e os principais artistas.

Art Noveau: principais características

O Art Nouveau dialoga fortemente com a produção industrial em série, fazendo uso de materiais como o vidro, a madeira e o cimento. Os artistas valorizavam muito a lógica e o conhecimento racional das ciências e da engenharia, opondo-se ao movimento romântico, e visando adaptar-se ao ritmo acelerado da vida moderna.

Interior do Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas é um exemplo do movimento no Brasil (Foto: depositphotos)

É importante ressaltar que a adesão do estilo à lógica industrial ocorre por meio da subversão de certos princípios básicos à produção em série. Ao estreitar arte e indústria, o Art Nouveau revaloriza a beleza, colocando-a ao alcance de todos.

A natureza e suas imagens eram muito valorizadas no período, sendo retratadas com linhas em movimentos e arabescos, complementados pelos tons frios.

Contexto histórico

O processo de industrialização ocorrido no século XVII foi responsável por diversas transformações na Europa. A chamada Segunda Revolução Industrial baseou-se na produção de energia elétrica e de aço em larga escala.

Nesse período, se estabeleceram as comunicações, e o desenvolvimento da tecnologia permitiu a criação de um mercado de massas. Ao longo do processo, crescia um grande interesse em conciliar a alta demanda das manufaturas com as limitações do trabalho artesanal.

Se, por um lado, as cidades começavam a sofrer as consequências do crescimento populacional, por outro, a ascensão das classes sociais burguesas auxiliaram o desenvolvimento do liberalismo e de uma geração sedenta pela renovação das estruturas sociais.

Além disso, muitos críticos de arte mostraram-se contrários ao processo de interferência que o capitalismo industrial trazia às artes. Isso porque, a padronização podia acabar com as formas livres e originais que guiavam as manifestações artísticas naquela época.

Nesse contexto, considera-se que a Art Nouveau originou-se na reação aos ditames da sociedade industrial, surgindo como uma resposta às necessidades de expressão dos artistas da época, que desejavam um estilo de vida moderno.

John Ruskin, crítico de arte influente da Inglaterra, surge em defesa do trabalho de artesãos do período medieval, exaltando a importância de uma arte verdadeira que somente seria possível com a liberdade de criação.

Influências

Estilisticamente, o estilo pode ser associado ao movimento inglês Arts & Crafts, à espiritualidade do movimento do Simbolismo e aos padrões de entrelaçamento encontrados na arte celta tradicional.

Surgido na década de 1890, na França, o Art Nouveau firmou-se quando uma nova geração de decoradores e artesãos criou um novo tipo de concepção de desenho entre os ornamentos e formas arquitetônicas.

Com influência global, a Arte Nova esteve muito em voga durante o período conhecido por Belle Époque. O qual trata-se de um momento de otimismo e grande desenvolvimento material, intelectual, artístico e científico.

Art Nouveau no Brasil

O estilo da Arte Nova é pouco representativo no Brasil, e se aplicava principalmente na pintura decorativa e na arquitetura. É possível apontar alguns exemplos nas grandes cidades do país, como a Vila Penteado, em São Paulo, do engenheiro Karl Ekman.

Outros exemplos são o Viaduto Santa Ifigênia, a Estação de Mayrink e o Teatro Amazonas, dentre outros.

A Arte Nova também teve influência no movimento modernista brasileiro, podendo ser percebida nas obras de John Graz e Antonio Gomide.

Artistas do movimento Art Nouveau

Confira a seguir alguns dos principais artistas deste estilo artístico:

  • August Endell: arquiteto alemão
  • Antoni Gaudí: arquiteto espanhol
  • Emile Gallé: designer e artesão francês
  • Gustav Klimt: pintor austríaco
  • Victor Horta: projetista e arquiteto belga
  • Henry van de Velde: projetista, designer e arquiteto belga
  • Emilie Flöge: designer austríaca
  • Les Vingt: pintor belga.
Referências

ART Nouveau“. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo909/art-nouveau. Acesso em 9 de maio 2018. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Art-Nouveau (1880-1914): contexto“. Disponível em: http://www.ufrgs.br/historiadaarquitetura/movimentos-de-renovacao-1/art-nouveau-1880-1914-contexto-1. Acesso em 9 de maio 2018.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “O Art-Nouveau no Brasil“. Disponível em: ufrgs.br/historiadaarquitetura/movimentos-de-renovacao-1/art-nouveau-1880-1914-contexto-1/brasil. Acesso em 9 de maio 2018.

Sobre o autor

Avatar
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.