Biografia de Josef Mengele

O alemão Josef Rudolf Mengele nasceu em 16 de março de 1911 em Günzburg, Bavária. Em 1935, Mengele formou-se em antropologia em Munique. Em 1937, ele também conquistou o diploma em Biologia Hereditária e Higiene Racial.

Em pouco tempo, o especialista ampliou seus estudos, principalmente na área da medicina genética. Foi neste mesmo ano (1937) que ele se tornou membro do Partido Nazista. Um ano depois, já como médico, ele ingressou na SS. Seu passado como soldado o levou em 1940 a receber a Cruz de Ferro, uma honraria militar.

Em 1943, foi promovido a capitão e um mês depois foi enviado para Auschwitz-Birkenau, onde assumiu o cargo de Oficial Médico. Foi nesse campo de concentração terrível, que o médico se tornou famoso.

Josef Mengele, o anjo da morte

Josef Mengele ficou conhecido pelas experiências no campo de concentração nazista

Josef Mengele, o anjo da morte (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Sua fama só veio a ser conhecida do grande público depois do fim da 2º Guerra Mundial, quando vieram à tona todas as maldades feitas por ele, que era chamado de Anjo da Morte.

Esse apelido devia-se ao poder que o médico tinha de manter as pessoas vivas ou deixá-las morrer. Isso acontecia principalmente quando os prisioneiros chegavam ao campo. Aqueles que o médico queria iam trabalhar no campo, já outros iam direto para a câmara de gás enquanto outros eram encaminhados para experimentos médicos.

Nesse último quesito, Mengele infelizmente levou sua loucura e maldade ao patamar máximo. O médico realizava todo tipo de experiência. As mais conhecidas foram as aplicadas em gêmeos e deficientes. Mas ele também praticava amputações, cirurgias e aplicações de substâncias desconhecidas somente para ver o que acontecia.

Veja também: Biografia da Lady Di, princesa Diana

Ele conseguiu fugir do campo de concentração poucos dias antes da chegada dos Aliados. Inicialmente, ele se escondeu na cidade onde nasceu. Em 1949 fugiu para a América do Sul, onde ficou no Paraguai por 10 anos.

Fuga para o Brasil

Depois disso, fez do Brasil a sua morada até o dia da sua morte, por afogamento, em 7 de fevereiro de 1979, em Bertioga no estado de SP. Ele conseguiu fugir o restante de toda a sua vida, pois ele assumiu a identidade de outro membro do partido nazista, Wolframato Gerhardanto, que também vivia por aqui.

Na verdade, “O Anjo da Morte”, morreu no anonimato e só em 1985 cientistas forenses vieram ao Brasil para descobrir se a arcada dentária de um cadáver pertencia realmente a Mengele. Depois que o fato foi confirmado, os ossos do nazista, inclusive o crânio, foram doados para compor o material de apoio para estudantes de medicina.

Veja também: A biografia de Friedrich Engels 

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.