Canadá: capital, bandeira, mapa e destinos

Vancouver, Toronto e Ottawa são algumas das principais cidades do Canadá

O Canadá é um dos países da América da Norte, juntamente com os Estados Unidos e o México, formando com estes um dos blocos econômicos mais conhecidos no mundo, o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA).

Dentre os países do mundo, o Canadá é o que possui o segundo maior território, ficando atrás apenas da Rússia. É um país bastante procurado por estudantes para intercâmbio, bem como pelos trabalhadores que desejam atuar lá.

O Canadá tem boas universidades, como McGill University e a University of Toronto, o que o torna um grande atrativo para pessoas do mundo todo que buscam uma boa formação acadêmica. Por isso, o Canadá é um dos países que possui as mais expressivas quantidades de população estrangeira vivendo em seu território.

Localização e Mapa do Canadá

O território do Canadá está localizado no continente americano, mais precisamente na América do Norte. Seus limites são os Estados Unidos ao Sul e ao Noroeste o Alasca.

mapa do Canadá

Veja no mapa político do Canadá a divisão territorial do país, bem como sua fronteira com os Estados Unidos (Foto: depositphotos)

O Canadá é constituído por dez províncias e três territórios, sendo eles: Alberta, Colúmbia Inglesa, Manitoba, Nova Brunswick, Terra Nova e Labrador, Nova Escócia, Ontário, Ilha do Príncipe Eduardo, Quebec, Saskatchewan como províncias, e ainda Yukon, Nunavut e Território do Nordeste como territórios da federação.

O território do Canadá é banhado pelas águas dos oceanos Atlântico, Ártico e Pacífico.

Principais cidades do Canadá

No Canadá existem várias cidades importantes, como Vancouver, que é a terceira maior metrópole do país. Vancouver é uma cidade portuária que está localizada na costa Oeste do Canadá, é a oitava cidade mais populosa do país. Está entre as cidades com maior qualidade de vida do mundo, constituindo-se como um espaço multicultural que abriga vários povos e suas peculiaridades.

Toronto é outra cidade importante do Canadá, sendo a maior cidade do país, com uma ampla variedade de pessoas vivendo naquele espaço. Além disso, Toronto é um polo industrial e financeiro, além de abrigar milhares de sedes de empresas, o que a torna atrativa para trabalhadores e estudantes. Toronto é considerada a capital cultural do Canadá.

Ottawa é a capital do Canadá, e caracteriza-se como quarta maior cidade. É uma cidade amplamente arborizada e moderna, onde está o Canal Rideau, o qual é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e importante ponto turístico da cidade.

Paisagem de Ottawa

Apesar de não ser a maior cidade do Canadá, Ottawa é um dos pontos turísticos mais expressivos do país (Foto: depositphotos)

Montreal é uma cidade canadense com forte influência da cultura europeia. Dentre as cidades da América do Norte, é a que concentra o maior contingente de estudantes, o que a torna um espaço bastante dinâmico.

Winnipeg é outra cidade de destaque no Canadá, especialmente por conta do clima, sendo uma das cidades mais frias do mundo. Outra cidade canadense de destaque é Québec, a qual é a mais antiga cidade do país, com uma arquitetura preservada e charmosa, onde o principal ponto turístico é o Fairmont Le Château Frontenac, um castelo transformado em hotel de luxo.

Qual a melhor cidade para se morar no Canadá?

No Canadá existem várias cidades boas para se morar, portanto, a escolha vai depender dos motivos que levam alguém a querer viver no país, se a trabalho, intercâmbio, conhecer novas culturas, etc.

Depende também se a pessoa quer tranquilidade ou uma vida mais agitada. Depende ainda quanto a pessoa quer investir ao mudar-se para o Canadá, já que algumas cidades apresentam custo de vida mais elevado do que outras.

No geral, Toronto costuma aparecer como cidade de destaque para se viver no Canadá, isso porque é um espaço bastante dinamizado, com possibilidades de estudo e trabalho.

Uma pesquisa recente apontou ainda a cidade de Oakville como melhor cidade para se viver no Canadá, especialmente para estrangeiros, já que 30% dos moradores desta cidade falam outras línguas além do inglês ou francês, o que é uma vantagem para integração de quem chega ao país.

Esta cidade está localizada na província canadense de Ontário e tinha em 2016 uma população de 193.830 habitantes.

População do Canadá

A população do Canadá é bastante diversificada, pois existem muitos estrangeiros vivendo por lá. No ano de 2018, o Canadá contava com mais de 37,06 milhões de habitantes. A cidade mais populosa do Canadá é Toronto, uma cidade caracterizada pela multiculturalidade.

Capital do Canadá

A capital do Canadá é Ottawa, uma cidade que está localizada na margem Sul do Rio Ottawa, na porção Leste do Sul de Ontário, uma das províncias canadenses. Ottawa não é a maior cidade do Canadá, ainda assim ela concentra as decisões governamentais, sendo um dos pontos turísticos mais expressivos do país.

Cultura do Canadá

O Canadá é um país que recebe muitos imigrantes, por isso mesmo se torna um ambiente dotado de multiculturalidade. A cultura é formada pelos elementos históricos dos índios canadenses misturados com a cultura dos colonos europeus vindos da Inglaterra e da França.

Posteriormente, incorporando-se os aspectos da cultura de vários outros povos advindos de várias partes do mundo.

Bandeira do Canadá

A bandeira do Canadá é formada por três faixas verticais, as duas das margens são vermelhas e a do meio é branca e mais larga. Ao centro da bandeira, também em vermelho, há uma folha com onze pontas. A folha em questão é a folha de bordo, também conhecida como Maple. Este modelo de bandeira foi adotado em 1965.

Bandeira do Canadá

Bandeira que representa o país Canadá (Foto: depositphotos)

Como conseguir um intercâmbio para o Canadá?

Existem vários programas de intercâmbio no Canadá. Existem empresas especializadas que intermedeiam e facilitam o intercâmbio daqueles que querem estudar no Canadá. Basicamente, os requisitos necessários são:

  • Comprovação de renda compatível com o custo de vida no país
  • Carta de aceite de algum programa de ensino em uma instituição canadense
  • Vínculo comprovado com o país de origem, mostrando que você voltará para seu país, como familiares, trabalho ou universidade em curso
  • Exames médicos solicitados pelo consulado
  • Passaporte válido.

Curiosidade: porque se fala francês no Canadá?

O Canadá é um país que tem duas línguas oficiais, sendo elas o inglês e o francês. O inglês é falado em todo território canadense, e o francês é mais comum na Província de Quebec, devido ao histórico da presença de franceses naquele território no contexto da colonização.

Referências

As 10 melhores cidades para viver no Canadá“. 3RA Intercâmbio. Disponível em: https://3raintercambio.com/melhores-cidades-para-viver-no-canada/. Disponível em 10 abril 2019.

POLON, Luana. “Bloco econômico NAFTA – Países, objetivos e características“. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/bloco-economico-nafta-paises-objetivos-e-caracteristicas/. Acesso em 10 abril 2019.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).