Bandeira do Canadá: significado, origem e imagem

A bandeira do Canadá é uma das mais conhecidas do mundo todo. É uma bandeira retangular formada a partir de três faixas dispostas em sentido vertical, em duas cores, vermelho nas extremidades esquerda e direita, e branco ao centro.

A faixa ao centro, branca, tem o formato quadrado. Enquanto que as duas listras laterais são retangulares. Sobre o quadrado branco do centro apresenta-se uma folha de bordo, ou folha de bordô, ou ainda maple.

Conhecer mais sobre esse símbolo é também aprender mais sobre a própria história e cultura do país. É ter contato com o conjunto de elementos identitários daquele local.

Bandeira do Canadá asteada

A bandeira é um dos símbolos oficiais de cada país (Foto: depositphotos)

Significado da bandeira do Canadá

Folha de bordô

A bandeira do Canadá é bastante conhecida por conta do símbolo que ela traz representado: a folha de bordô. Ela faz parte da árvore símbolo do país, o Plátano-bastardo. Essa espécie é típica da parte central do continente europeu e do sudoeste asiática, mas também ocorre no continente americano, especialmente no Canadá. Ela é uma árvore de grande porte, de copa ampla e tronco cinza.

A Plátano-bastardo agrega muita beleza à paisagem. Durante o outono, suas folhas adquirem tons de laranja e vermelho, variando de intensidade. E são bem comuns em regiões de clima frio.

Árvore de bordô

A folha da bandeira faz referência à árvore símbolo do Canadá (Foto: depositphotos)

Cores

A Bandeira do Canadá tem apenas duas cores em sua composição: branco e vermelho. Estas duas cores estão dispostas na bandeira da seguinte forma:

Branco: quadrado ao centro da bandeira, sobre o qual está a folha de bordo.
Vermelho: listras laterais ao quadrado branco, as quais estão dispostas em sentido vertical. A folha de bordo também é representada em vermelho.

As cores vermelho e branco estavam já presentes antes da aceitação oficial da atual Bandeira do Canadá, tanto no Estandarte Vermelho Canadense, quanto em outras bandeiras usadas em anos anteriores de forma extraoficial.

Para a escolha dessas cores, existem algumas possíveis explicações. Elas são oficialmente usadas desde, pelo menos, o ano de 1921, quando foram proclamadas pelo Rei George V, sob a recomendação do governo canadense.

A parte branca da bandeira representaria o Canadá, e as duas partes laterais, em vermelho, representariam os oceanos Pacífico (à esquerda) e Atlântico (à direita). A folha descreveria as extensas coberturas de Plátanos existentes no território canadense.

Imagem da bandeira do Canadá

Bandeira do Canadá

As cores da bandeira do Canadá são usadas para representar o país desde 1921 (Foto: depositphotos)

Como surgiu?

A história da atual Bandeira do Canadá denota do dia 15 de fevereiro de 1965, quando houve sua oficialização. Essa versão foi projetada pelo Coronel George Francis Gillman Stanley, um historiador, autor, soldado, professor e servidor público canadense. A composição foi inspirada na bandeira do Real Colégio Militar do Canadá.

Na mesma data da oficialização do modelo, foi também instituído o Dia da Bandeira Nacional. Antes disso, várias outras bandeiras já haviam sido utilizadas, como:

• Bandeira de Giovanni Caboto e usada durante a colonização inglesa (1497–1707)
• Bandeira usada durante a colonização escocesa (1621–1707)
• Bandeira de Jacques Cartier (1534–1604)
• Bandeira mercante usada por mercadores franceses (1604–1663)
• Bandeira da Nova França (1663–1763)
• Bandeira da União (1707–1801)
• Bandeira da União (1801–1965) e Bandeira Real da União (1965–presente)
• Estandarte Vermelho não oficial (1870–1898)
• Estandarte Vermelho (1868–1921)
• Estandarte Vermelho (1921–1957)
• Estandarte Vermelho (1957–1965)
• Folha de Bordo (1965–presente).

A escolha da Bandeira do Canadá foi realizada por um comitê formado por todos os partidos em setembro de 1964. Em 28 de janeiro de 1965, a Rainha Isabel II oficializou a escolha, e em 15 de fevereiro de 1965, durante uma cerimônia oficial na Colina do Parlamento em Ottawa, houve sua proclamação.

Bandeira do Canadá em prédio

A bandeira do Canadá foi oficializada em 1965 (Foto: depositphotos)

Rainha Isabel II e a Monarquia no Canadá

O sistema político do Canadá é bastante curioso, isso porque o país é ao mesmo tempo uma Democracia Parlamentar Federal e uma Monarquia Constitucional. Há neste modelo de estrutura política o Primeiro Ministro e o Governador Geral, que é a representação oficial do monarca canadense. Além do Chefe de Estado, que no caso é representado pela figura da Rainha Elizabeth II do Reino Unido (Isabel II).

A Rainha Elizabeth II, além de representar o Reino Unido, ocupa posições de destaque em outros lugares do mundo, como territórios britânicos e ultramarinos, dependências da Coroa Britânica e Reinos da Comunidade de Nações do Reino Unido.

Existem territórios como estes na África do Sul, em Antígua e Barbuda, na Austrália, nas Ilhas Bahamas, em Barbados, Belize, Canadá, nas Ilhas Fiji, em Granada, nas Ilhas Salomão, na Jamaica, no Malawi, em Malta, na Maurícia, Nigéria, na Nova Zelândia, no Paquistão, em Papua-Nova Guiné, no Quênia, em Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, em São Vicente e Granadinas, em Serra Leoa, no Sri Lanka, Tanganica, Trinidad e Tobago, Tuvalu e também em Uganda.

Todos esse locais preservam sua autonomia, possuem legislação específica, mas estão sob a soberania britânica através da figura da Rainha Elizabeth II.

Curiosidade

Folha da cannabis representada na bandeira do Canadá (Foto: depositphotos)

Algumas pessoas confundem a folha de bordo com a folha da maconha. Mesmo antes da legalização do consumo e cultivo da maconha no país (outubro de 2018), já havia uma comparação entre a folha do plátano e da cannabis.

Essa confusão entre os símbolos já ocorria pelo fato de que há várias imagens na internet que trocam as duas folhas sobre a bandeira do Canadá, colocando o símbolo da maconha (cannabis) no lugar da folha de bordo.

A luta pela legalização do consumo e cultivo da maconha no Canadá é pauta antiga, e embora o consumo medicinal já fosse aprovado desde 2001, apenas em 2018 é que o senado canadense aprovou um projeto de lei que regulamenta o cultivo, a distribuição e venda da erva no país.

Sobre o Canadá

O Canadá é um país localizado no continente americano, mais precisamente na América do Norte. Tem fronteiras com o Oceano Glacial Ártico ao Norte, os Estados Unidos ao Sul, o Oceano Atlântico ao Leste, o Oceano Pacífico ao Oeste e o Alasca ao Noroeste.

É o segundo maior país do mundo em extensão territorial, com 9.985.000 km², ficando apenas atrás da Rússia. A capital do Canadá é Ottawa, na província de Ontário. Outras importantes cidades canadenses são Toronto, Vancouver, Montreal e Québec.

A população do Canadá é de mais de 37 milhões de habitantes. Os idiomas oficiais do Canadá são a Língua Inglesa e a Língua Francesa, e a religião predominante é o Cristianismo. O Canadá é um dos países que mais recebe imigrantes do mundo todo, seja para trabalhar ou estudar. Isso ocorre principalmente pela demanda de mão-de-obra jovem no país (População Economicamente Ativa-PEA).

Resumo do conteúdo
Nesse artigo vimos que:

    • A bandeira do Canadá foi oficializada em fevereiro de 1965.
    • As cores da bandeira do Canadá são vermelho e branco.
    • No centro da bandeira do Canadá está representada uma folha de bordô.
    • A folha de bordô faz parte a árvore símbolo do Canadá, a Plátano-bastardo.

Exercícios resolvidos

1- Quantas cores tem a bandeira do Canadá?

R.: Duas. Vermelho e branco.
2- Em que ano foi oficializada a bandeira do Canadá?

R.: 1965
3- Qual o símbolo no centro da bandeira do Canadá?
R.: A folha de bordô.
4- Qual foi a inspiração para a composição dessa bandeira?
R.: A bandeira do Real Colégio Militar do Canadá.
Spoiler title
R.: O Coronel George Francis Gillman Stanley.
Referências

» BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Portal Consular. Canadá. Disponível em: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/seu-destino/canada. Acesso em: 14 de agosto de 2019.

» POLON, Luana. Estudo Prático. Canadá: capital, bandeira, mapa e destinos. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/canada/. Acesso em: 14 de agosto de 2019.

» POLON, Luana. Estudo Prático. Economia do Canadá. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/economia-do-canada/. Acesso em: 14 de agosto de 2019.

Sobre o autor

Avatar
Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).