Jovem Aprendiz Bradesco: Como funciona e como participar

Instituição disponibiliza vagas administrativas e bancárias e é uma das que mais abre vagas

O Jovem Aprendiz Bradesco é um programa por meio do qual essa instituição bancária oferece vagas de emprego. A iniciativa funciona através de um cadastro ou inscrição no site ou nas sedes da própria instituição bancária, que é responsável por um dos melhores programas de inserção dessa faixa etária no mercado de trabalho.

Se você quer saber como funciona ou como participar do programa Jovem Aprendiz Bradesco fique atento a esse artigo e saiba todos os pré-requisitos, documentação e orientações a respeito da iniciativa. Confira.

Como funciona o Jovem Aprendiz Bradesco?

O Jovem Aprendiz Bradesco atende a Lei 10.097/00 da Aprendizagem. No seu artigo 428, ela estipula que esse contrato tem um regime especial de trabalho, pois o empregador se compromete a fornecer capacitação técnica e profissional ao menor que participar da iniciativa. Para isso, o jovem precisa ter entre 14 e 24 anos.

Para participar do Jovem Aprendiz Bradesco é preciso se cadastrar no site

As vagas se destinam a jovens entre 16 e 23 anos (Foto: Reprodução | Bradesco)

Essa faixa etária é justamente a que forma o maior número de desempregados no país. Cerca de 30% dela está fora do mercado de trabalho, como revela o IBGE. Além disso, essa média nacional coloca a média do país como o dobro daquela mundial, que é de apenas 13%, segundo relatório divulgado pela pesquisa Tendências Globais de Emprego para a Juventude.

Veja também: Como funciona o Jovem Aprendiz

Cadastro ou inscrição para o Jovem Aprendiz Bradesco?

O cadastro ou inscrição para o Jovem Aprendiz Bradesco tem que ser feita no próprio site da instituição.

Na página oficial do banco há a afirmação: “imagine ter um primeiro emprego que junte teoria e prática ao mesmo tempo: esse é o nosso Programa Aprendiz. Nele, você aprende vários conceitos de administração, participa de reuniões, contribui com projetos e conhece muitas pessoas”.

Para isso, é só seguir os seguintes passos:

Clique no link do programa. Depois disso, acesse a aba: ‘Cadastrar Currículo’. Em seguida, insira o seu CPF.

Você será direcionado para uma página onde deve incluir os seus dados pessoais, como nome, e-mail, nascimento, gênero e deve criar uma senha de acesso para consultar sempre que preferir.

Informações sobre endereço e família serão solicitadas também nessa ocasião. Ao avançar o processo, você deve preencher ainda seus documentos, incluir sua escolaridade e áreas de conhecimento e aptidão e, por fim, preencher dados sobre suas experiências (se houver).

Como procurar vagas

As vagas para o Programa Menor Aprendiz não são disponibilizadas no site da instituição. Na verdade, os candidatos preencherão vagas dos setores administrativos e bancários, sempre que houver disponibilidade, e exclusivas para aqueles que se cadastrarem no site.

Veja também: Cursos técnicos Senai: Ead, gratuitos e valores dos pagos

Porém, para ocupar esses postos de trabalho, o estudante deverá preencher alguns pré-requisitos, tais como:

  • Ter entre 16 e 23 anos
  • Estar cursando e/ou ser formado no ensino médio
  • Querer construir sua carreira com o Bradesco
  • Ser, preferencialmente, aluno ou aluna da rede pública

Outros melhores programas Jovem Aprendiz além do Bradesco?

O programa Jovem Aprendiz nasceu da lei da Aprendizagem

AS vagas contemplam jovens que estejam cursando o ensino médio ou recém formados (Foto: depositphotos)

Além do Bradesco existem outras empresas voltadas para atender o público jovem, entre 14 e 24 anos. As mais relevantes são:

  • Correios
  • Carrefour
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica

Jovem Aprendiz Correios

Os Correios selecionam jovens entre 16 e 22 anos (Foto: Reprodução | Correios)

O programa Jovem Aprendiz Correios exige que o candidato exerça as funções de: organizar documentos, fazer relatórios, mexer em planilhas e outras tarefas administrativas. Para isso, o candidato tem direito a cerca de 50% do salário mínimo, mas só deve trabalhar no máximo 4 horas por dia. Além disso, essa carga-horária não pode se chocar com as aulas.

Outros pré-requisitos são:

  • Idade entre 16 e 22 anos
  • Ter concluído o ensino fundamental
  • Estar matriculado e frequentando a escola
  • Não ser ex-funcionário dos Correios ou de qualquer outro programa parecido

Os benefícios para os jovens contratados pelo programa são: vale transporte, vale alimentação, assistência médica e odontológica e 20 horas semanais de trabalho, além de receber suporte para o aprendizado técnico e teórico da sua função.

Veja também: Como funcionam os Correios

Jovem Aprendiz Carrefour

O Carrefour seleciona jovens entre 16 e 20 anos (Foto: Reprodução | Carrefour)

Para participar do Jovem Aprendiz Carrefour, o interessado tem que preparar o seu currículo e entregar em uma das lojas da rede ou mesmo nas células de seleção Carrefour, que são espaços exclusivos para contratação da marca.

Para se inscrever, o jovem tem que ter entre 16 e 20 anos e, se escolhido, vai receber formação teórica e prática pelo tempo máximo de 2 anos.

Toda a seleção do Carrefour ocorre em parceria com o Senac, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Segundo a instituição, nas 190 unidades em 13 estados do Brasil são mais de 2.500 jovens inserido no mercado de trabalho por meio dessa iniciativa.

Jovem Aprendiz Banco do Brasil

O Banco do Brasil seleciona jovens entre 16 e 22 anos (Foto: Reprodução | BB)

O Jovem Aprendiz Banco do Brasil é mais uma oportunidade para que o jovem comece com o pé direito na vida profissional. Podem participar adolescentes entre 14 e 18 anos e jovens entre 18 e 24 anos.

Veja também: Como faz para se inscrever no programa Educa Mais Brasil

O primeiro grupo recebe um salário mínimo, plano de saúde, auxílio alimentação de 200 reais e auxílio transporte. Já o segundo grupo, recebe um salário mínio e meio e os mesmos benefícios do anterior.

Podem participar pessoas entre 15 e 16 anos no primeiro grupo, e no segundo 18 a 22 anos. Ambos precisam estar matriculados nas escolas públicas e comprovarem baixa renda familiar.

Programa Adolescente Aprendiz da Caixa Econômica

A Caixa Econômica seleciona jovens a partir de 15 anos (Foto: Reprodução | CEF)

De acordo com o site da Caixa Econômica Federal, o Programa Adolescente Aprendiz “tem como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos necessários ao desempenho de uma profissão e promover a inclusão social de adolescentes”.

Os selecionados ocupam os cargos administrativos e bancários nas unidades da instituição. Para isso, os pré-requisitos são:

  • Idade para ingresso no programa – entre 15 anos completos e 17 anos completos
  • Renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita
  • Escolaridade – mínimo 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente na Educação para Jovens e Adultos

Já os benefícios são:

  • Remuneração de R$954,00 por mês integral de aprendizagem;
  •  Auxílio-alimentação
  •  Vale-transporte
  •  Férias
  •  FGTS: 2%

Veja também: Cursos técnicos Senac: Ead, gratuitos e valores dos pagos

Vale a pena participar do Jovem Aprendiz Bradesco?

Uma oportunidade de trabalho remunerado ainda na juventude, durante a adolescência, é uma oportunidade única para aprender muito cedo, as responsabilidades da vida adulta. Além disso, o programa se compromete a ensinar a técnica e teoria das principais funções, o que coloca o jovem em um patamar à frente no mercado de trabalho.

Por isso, vale a pena se inscrever nos processos e se dedicar ao máximo, caso seja selecionado. É importante dedicar-se também aos estudos, pois a permanência no programa depende da sua matrícula e desempenho escolar. No mais, é um ótimo caminho para ter um futuro profissional brilhante.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.