Significado da bandeira do Reino Unido

A bandeira do Reino Unido, também conhecido por Union Jack e Union Flag, mantém sua forma desde 1801 e é um resultado da sobreposição de várias bandeiras


A união política da Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia forma o que conhecemos como Reino Unido. Uma potência que possui um dos maiores poderes de influência econômica, cultural, militar e política no mundo inteiro.

Recentemente o Reino Unido enfrentou um “divórcio” com a União Europeia. Essa separação enfraqueceu um pouco a relação entre os países da potência, já que nem todos concordavam com essa desunião. Mas mesmo um pouco mais enfraquecida, ela permanece sendo um importante influenciador mundial, em vários aspectos.

Significado da bandeira do Reino Unido

Foto: Depositphotos

A bandeira do Reino Unido

A bandeira nacional do Reino Unido, também conhecido por Union Jack e Union Flag, mantém sua forma desde 1801. Ela é um resultado da sobreposição da cruz vermelha sobre fundo branco, conhecido como Cruz de São Jorge (da bandeira inglesa), a cruz branca de Santo André sobre um fundo azul (escocesa) e a cruz vermelha de Santo André em um fundo branco, o chamado Cruz de São Patrício (irlandesa).

Significado da bandeira do Reino Unido

Foto: Pixabay

O País de Gales não é lembrado na bandeira com seu clássico dragão, porque em 1282 o rei da Inglaterra anexou o território galês ao inglês. Sendo assim, se supõe que o país já esteja representado dentro da britânica.

A Union Jack foi usada pela primeira vez em 1701, resultado da união entre as coroas da Inglaterra com a Escócia. A sua forma original era representada apenas pela união da bandeira desses dois países.

Foi quando em 1801 que a Grã-Bretanha se uniu com a Irlanda e, consequentemente, a cruz de São Patrício foi adicionada à bandeira do Reino Unido, que, até então, contava apenas com as de São Jorge e Santo André.

Mesmo em 1922, quando a Irlanda se tornou um país reconhecidamente por sua independência, a bandeira permaneceu inalterada. Apesar do Reino Unido ter tido que mudar seu nome oficial para o atual.


Reportar erro