Descubra quantos países fazem parte da África

Ao contrário do que muitas pessoas costumam pensar, a África não é um país, mas sim, um continente. E é o terceiro mais extenso e segundo mais populoso


Ao contrário do que muitas pessoas costumam pensar, a África não é um país, mas sim, um continente. E é o terceiro mais extenso, perdendo para a Ásia e América, com 30 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a mais de 20% da área total da terra firme do planeta.

Além de ser um dos maiores, o continente africano também é um dos mais populosos, ocupando o segundo lugar no ranking, ficando atrás somente da Ásia, com cerca de 1 bilhão de pessoas.

A África é conhecida por dois contextos completamente opostos: o primeiro é pela beleza, riqueza e herança cultural. O segundo, por ter os países mais pobres do mundo.

Mas (também ao contrário do que se pensa) o continente africano não é composto apenas de países paupérrimos. Há ainda aquelas que possuem uma qualidade de vida e índices de desenvolvimento bastante razoáveis, como é o caso da África do Sul e Marrocos.

Apesar de possuir países com qualidades de vida um pouco melhor, ainda assim, nenhum país africano é, realmente, muito desenvolvido. Apenas razoavelmente.

Descubra quantos países fazem parte da África

Foto: depositphotos

A África costuma ser dividida de duas formas. A primeira diz respeito a região em que cada país se encontra. África setentrional (norte), África Ocidental (oeste), África central (centro), África Oriental (parte banhada pelo Oceano Índico) e África meridional (sul).

A segunda maneira de dividir os países é de acordo com os critérios étnicos e culturais. Chamadas de “África Branca” e “África Negra”. A primeira diz respeito aos oito países do norte somados ao Saara Ocidental e a Mauritânia. O segundo forma o restante dos países.

Quais são os países da África

O continente africano é composto por 54 países. São eles:

1 – África do Sul
2 – Angola
3 – Argélia
4 – Benim
5 – Botswana
6 – Burkina Faso
7 – Burundi
8 – Cabo Verde
9 – Camarões
10 – Chade
11 – Comores
12 – Costa do Marfim
13 – Djibouti
14 – Egito
15 – Eritreia
16 – Etiópia
17 – Gabão
18 – Gana
19 – Guiné
20 – Guiné Equatorial
21 – Guiné-Bissau
22 – Gâmbia
23 – Lesoto
24 – Libéria
25 – Líbia
26 – Madagascar
27 – Malawi
28 – Mali
29 – Marrocos
30 – Mauritânia
31 – Maurícia
32 – Moçambique
33 – Namíbia
34 – Nigéria
35 – Níger
36 – Quênia
37 – República Centro-Africana
38 – República Democrática do Congo
39 – República do Congo
40 – Ruanda
41 – Senegal
42 – Serra Leoa
43 – Seychelles
44 – Somália
45 – Suazilândia
46 – Sudão
47 – Sudão do Sul
48 – São Tomé e Príncipe
49 – Tanzânia
50 – Togo
51 – Tunísia
52 – Uganda
53 – Zâmbia
54 – Zimbabwe


Reportar erro